Aparecida inicia vacinação de motoristas e funcionários da limpeza

A prefeitura de Aparecida de Goiânia deu início a vacinação de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, industriais, caminhoneiros e funcionários da limpeza urbana a partir de 18 anos, neste quinta-feira (26).

Para caminhoneiros, a vacina deve ser agendada pelo aplicativo Saúde Aparecida e é necessário levar CNH e comprovante de endereço. Já motoristas do transporte coletivo e trabalhadores da limpeza urbana, as vacinas serão feitas no local de trabalho em uma operação organizada entre a Secretaria Municipal da Saúde e as industrias do munícipio que trabalham.

O município está dividido em sete pontos de vacinação para a primeira dose e seis para a segunda.

Confira os postos:

Trabalhadores do transporte aéreo, metroviário, ferroviário e aquaviário:

Sem necessidade de agendamento prévio:

  • Drive-thru da Cidade Administrativa Maguito Vilela: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h
  • Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

Com necessidade de agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

  • UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas)
  • Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro).

Caminhoneiros

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

  • UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas).
  • Central Municipal de Imunização (Rua São Domingos, nº 100, Centro).

 

Já empresas de transporte, construção civil e indústrias devem encaminhar os dados como CPNJ e a quantidade de funcionários para o email ([email protected]) da prefeitura até o dia 5 de julho. As informações de dia, horário e local serão repassados aos responsáveis das empresas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Produção de Pequi em Goiás atinge 3,7 mil toneladas em 2023

Em 2023, o estado de Goiás alcançou um marco significativo na produção de pequi, um dos símbolos culturais mais importantes da região. Conforme revela a edição de novembro do Agro em Dados, foram extraídas 3,7 mil toneladas do fruto, representando um crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior e estabelecendo um recorde na série histórica da extração de pequi em Goiás.

Os municípios que lideraram a extração de pequi durante o período de referência foram Sitio d’Abadia, com 989 toneladas, Damianopolis, com 599 toneladas, e Mambai, com 385 toneladas, todos localizados no Nordeste goiano. Essas regiões têm demonstrado um potencial produtivo ainda pouco explorado, mas com grande potencial para o desenvolvimento econômico.

A produção de pequi pode contribuir para o crescimento econômico de regiões com potencial produtivo ainda pouco explorado, observa Pedro Leonardo Rezende, titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Essa atividade pode gerar mais empregos e melhorias de renda para populações carentes, explica o secretário, destacando o impacto positivo da cultura do pequi na economia local.

Ilustrando o cenário de expansão da cultura, o pequi foi o principal responsável pelo aumento significativo da quantidade de produtos alimentícios extraídos em Goiás em 2023. Além disso, o fruto impulsionou o valor de produção da extração vegetal como um todo. Segundo dados da pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em setembro deste ano, o pequi gerou R$ 5,65 milhões em valor de produção, correspondendo a 37,1% do valor de produção total na extração vegetal em Goiás.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp