Aparecida receberá nova Unidade de Saúde no Bairro Cardoso

Bairro Cardoso recebe nova Unidade na quinta-feira (12)

O prefeito Gustavo Mendanha (PMDB) e o secretário de Saúde Edgar Tollini entregam, nesta quinta-feira (21), a 24ª Unidade Básica de Saúde de Aparecida de Goiânia. no Bairro Cardoso, segundo a assessoria do município. A solenidade de entrega será realizada às 17 horas, na Avenida Embaixador com a Avenida Anchieta, Bairro Cardoso 2. A UBS Bairro Cardoso é porte III, ou seja, atende com três equipes de Estratégia de Saúde da Família.

O espaço conta com consultórios médicos, odontologia, sala de inalação, local para procedimentos e observação, além de farmácia, sala de curativo, coleta, acolhimento multiprofissional, banheiros adaptados, vacina, dependências administrativas e outros. A unidade possui ainda 578,88 metros quadrados de área construída e foi orçada em aproximadamente R$ 1 milhão, sendo cerca de R$ 600 mil do Ministério da Saúde e o restante contrapartida do município.

Neste ano, o prefeito Gustavo entregou três UBSs. As primeiras contemplaram os setores Chácara São Pedro, Rosa dos Ventos, e Garavelo Park. Com a unidade do Bairro Cardoso, Aparecida completa 24 novas Unidades Básicas de Saúde novas, construídas e entregues. Ainda este ano, Gustavo vai inaugurar mais quatro unidades básicas nos setores, Bairro Ilda, Santo André, Cruzeiro Sul e Colina Azul.

Lucas Mendonça

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp