Press "Enter" to skip to content

Aparecida registra 3 casos da variante delta e investiga transmissão comunitária

Aparecida de Goiânia confirmou os três primeiros casos da variante delta em circulação do município. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães nesta sexta-feira (6). A cidade investiga agora se há chances de transmissão comunitária.

Os três casos foram descobertos em uma mesma família e um dos infectados está internado em estado grave. De acordo com o secretário, o órgão investiga se é uma transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem do contágio.

Segundo o secretário, a detecção foi feita através de sequenciamento genético e foi concluído nesta quinta-feira (5). O primeiro caso foi detectado em uma mulher de 34 anos, que trabalha em Goiânia. Ela testou positivo para a variante no dia 9 de julho.

Nos dias 16 e 21 do mesmo mês, a mãe e o pai, de 60 e 67 anos, também testaram positivo. Os dois já haviam sido vacinados com as duas doses contra a Covid-19. O idoso, que é hipertenso, está internado na UTI em estado grave. Mãe e filha já se recuperam da doença.

Com o a mulher trabalha em Goiânia, o município acredita que pode haver transmissão comunitária também na capital. Agora, Aparecida analisará se será necessário mudanças na estratégia de combate a doença.

De acordo com boletim epidemiológico de Aparecida, divulgado na quinta-feira (5), foram identificados 209 novos casos na cidade nas últimas 24 horas. No total, 78.800 casos foram confirmados, sendo 76.461 recuperados e 1.530 mortes.

Transmissão comunitária em Goiás

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) não confirmou transmissão comunitária no estado. Até o momento, oito casos da variante foram identificados em Goiás, sendo quatro em moradores de Goiânia, um de Santo Antônio do Descoberto e três em Aparecida de Goiânia.