Press "Enter" to skip to content

Aparecida sedia 5ª Parada LGBT neste domingo

A cidade de Aparecida sedia no próximo domingo (16), a 5ª Parada LGBT de Aparecida de Goiânia, com o tema “Amai-vos uns aos outros – Basta de LGBTfobia!”. A concentração será na Avenida Uru, esquina com a Avenida Rio Verde, próximo ao Buriti Shopping, a partir das 14 horas. A passeata está prevista para começar às 18 horas e percorrerá as ruas do bairro, com chegada prevista no mesmo local da concentração. O encerramento será às 21 horas.

O evento é realizado pela Associação da Parada do Orgulho GLBT de Goiás (APOGLBT-GO), organização não governamental sediada em Goiânia, com atuação em todo o Estado de Goiás. A associação atua na defesa dos direitos humanos e da cidadania; pela erradicação da discriminação, do preconceito e combate à violência; pela prevenção das DST/AIDS; e ainda pelo respeito ao meio ambiente.

A Prefeitura Municipal oferece apoio logístico ao evento, garantindo a organização do trânsito no local do evento; o reforço da segurança com a presença de guardas municipais; auxiliando na divulgação e esclarecimento à população. A parada também conta com apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento Nacional de DST/AIDS, em articulação com instituições públicas locais.

Prevenção

De acordo com os organizadores, um dos objetivos do evento é conscientizar não apenas o público LGBT, mas toda a população sobre a necessidade de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e outros assuntos ligados à saúde, como direitos humanos e cidadania. Por isso, além das apresentações culturais previstas, o evento também fará um trabalho educativo, com distribuição de panfletos e orientações aos participantes.

A APOGLBT estima um público de dez mil pessoas e a ideia é que a parada se torne um momento de lazer, conhecimento e interação para toda a população, com grande alcance. Outra intenção dos organizadores é desfazer um equívoco recorrente, de que a parada LGBT se resume apenas a uma festa ou carnaval fora de época, e não uma manifestação política e pacífica para reivindicação de direitos básicos e políticas que contemplem a população LGBT brasileira.

Fonte: Agência Brasil