Aparecida suspende escalonamento do comércio na próxima segunda (12)

A partir da próxima segunda-feira (12), o Isolamento Social Intermitente por Escalonamento Regional de Aparecida de Goiânia, adotado pela cidade há 132 dias, será suspenso. A decisão foi anunciada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 com base nos dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, que mostra a desaceleração de casos ativos de Covid-19 na cidade. Um nova portaria que suspende o escalonamento e ressalta regras que ainda devem ser seguidas será publicadas nos próximos dias.

“Com a estabilidade de casos e com a lotação dos leitos de UTI em torno de 60%, estamos avançando mais um passo. Porém, todos devem continuar adotando medidas preventivas como uso da máscara, lavar as mãos com frequência e, sobretudo, não promover aglomerações”, aponta o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

O comitê local apontou que os casos de Covid-19 e ocupação de leitos de UTI´s se encontram em estabilidade. O grupo, que conta com participação de representantes de diversos setores, destacou que as medidas de prevenção ainda devem ser cumpridas.

O secretário municipal da Saúde e presidente do comitê, Alessandro Magalhães, comentou que o munícipio se encontra em cenário verde, o que possibilita a suspensão do escalonamento regional. “O município de Aparecida se encontra no cenário verde – risco baixo – desde o dia 27 de abril. Há seis semanas nossas taxas de ocupação estão mantidas estáveis, assim o comitê definiu pela suspensão”.

De acordo com o prefeito, a fiscalização segue normalmente para evitar que medidas sejam descumpridas. “Nossos fiscais estarão nas ruas, nos comércios para fazer cumprir o que diz a legislação. Precisamos que todos entendam este momento e colabore, a pandemia ainda não acabou”.

Vacinas

Aparecida já aplicou mais de 230 mil doses de vacinas contra Covid-19, imunizando os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), além de pessoas a partir dos 40 anos de idade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp