Apenas 62,3% das famílias carentes de Goiânia trocaram a parabólica pela digital 

família

Cinco meses após a ativação da tecnologia 5G, muitas famílias carentes ainda não solicitaram a troca da parabólica pela digital. A estimativa é que 2,1 mil tenham direito à substituição, mas somente 296 foram instalados até a última sexta-feira, 27. O número corresponde a apenas 62,3% do total previsto. De acordo com a entidade Siga Antenado, aproximadamente 38,3 mil kits gratuitos devem ser distribuídos na capital e região formada por outras 49 cidades.

 

A substituição é necessária para a disponibilização do novo sinal, que interrompeu a atual frequência de televisão convencional para não sobrepor as redes. Na prática, quem não fizer a troca, não conseguirá assistir aos canais de TV aberta. A vantagem é a melhoria da qualidade de som e imagem. As famílias que utilizam outros sistemas de recepção para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe instalada no alto da casa, antena digital interna ou TV por assinatura não precisam se preocupar, pois não haverá qualquer mudança em seus equipamentos.

 

“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito e o que precisam fazer para migrar para a nova tecnologia”, afirma o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra. 

 

Luziânia e Águas Lindas de Goiás são as cidades com maior número de famílias que devem ser atendidas, com 4,1 mil e 3,5 mil kits previstos, respectivamente. Na sequência, estão: Valparaíso de Goiás (3,2 mil), Formosa (2, 4 mil), Nova Gama (2,1 mil), Goiânia (2,1 mil) e Planaltina (1,8 mil).  A troca gratuita dos equipamentos é prevista para beneficiários de programas sociais do Governo Federal. Para verificar se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar gratuitamente para 0800 729 2404 com o CPF ou NIS em mãos para agendar a visita do técnico para instalar a nova parabólica.

 

Com o 5G, a proposta é favorecer a evolução e maior acesso a opções como telemedicina, cirurgias a distância e chegada de carros autônomos, por exemplo. No caso de trabalhadores, a perda dos empregos e isolamento social intensificaram a pobreza que poderia ter sido remediada com a chance de empreender online com vendas dentro e fora das comunidades. O fechamento de algumas agências bancárias e solicitação de produtos em e-commerces também fica inviabilizada sem a internet de qualidade fazendo com que consultar o saldo na conta digital se torne impossível. 

 

As cidades com mais de 500 mil habitantes começaram a passar pelo processo neste mês de janeiro. A partir de julho de 2023, o serviço começa nos municípios com mais de 200 mil habitantes. O trabalho segue em 2024 e 2025 por todo o Brasil. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos