Apesar de inovações digitais, pagamentos com cheque resistem em Goiás

O cheque é coisa do passado para a maioria das pessoas, mas o pagamento pela ‘folhinha de papel’ resiste às inovações digitais. Costume, fuga de golpes modernos, relutância em arcar com taxas de máquinas de cartões ou ainda independência em relação a falhas nos sistemas de aplicativos ou Internet são apontados como as principais causas de os talões resistirem ao tempo. Um levantamento recente apontou que 2022 registrou a maior queda dessa modalidade nos últimos 15 anos, de  acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Na borracharia de Eli José de Moura, localizada no Setor Garavelo, em Goiânia, os cheques são aceitos há 20 anos ininterruptamente. Apesar disso, ele permite a quitação dos serviços pelo método tradicional somente para os nomes inseridos em uma lista de clientes. A estratégia tem dado certo porque, segundo o empresário, já são dois anos sem a dor de cabeça de lidar com cheques sem fundo. 

“Eu até prefiro o cheque porque não pago juros ou aqueles 5% de retorno para as operadoras de cartão. Quem costuma usar ainda são pessoas acima dos 40 anos. Por incrível que pareça, muita gente dessa faixa não saber fazer pix”, diz.

Ele explica ainda, que muitos clientes repassam cheques que receberam de terceiros. Alguns são pré-datados para 30, 60 ou 90 dias. O problema da falta de fundos costumava ocorrer mesmo quando eram entregues por pessoas “cadastradas” há pelo menos 10 anos.

Mas, nesses casos, bastava uma ligação para o conhecido, que resolvia a pendência por depósito bancário ou pix. Desde quando aderiu a essa forma de pagamento, já foram cerca de R$ 100 mil em cheques “voadores”, como são conhecidos quando voltam por falta de dinheiro na conta bancária, quase todos resolvidos. 

No interior do estado, a prática de usar cheque é comum. De acordo com o representante comercial de cosméticos e utilidades, Marcus Vinícius Gama Rotondano, alguns pagam e recebem com as folhas mesmo se valendo também de boletos. O cuidado é o mesmo de qualquer empresa: avaliação do ‘nome’ do cliente na praça, se há alguma pendência ou restrição de crédito e consulta o CNPJ. 

“Recebo muito de supermercado, empresa…Quando acontece de ‘voltar’, o que é raro, eu fotografo a folha, envio para o cliente, ele faz um pix ou depósito e espera eu devolver para ele por sedex ou quando passar pela cidade novamente”, ressalta.

Em 2021, o número de cheques compensados no Brasil caiu para 218,9 milhões, uma redução de 93,4% em relação ao ano de 1995, início da série histórica, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques. 

Na comparação com 2020, a queda foi de 23,7% – naquele ano, foram compensados 287,1 milhões de documentos em todo o país. Não há dados regionais, de acordo com a Febraban. As estatísticas têm como base a Compe – Serviço de Compensação de Cheques.

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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