Press "Enter" to skip to content

Apesar de possível inelegibilidade, Eduardo acredita em Bolsonaro

Última atualização 14/04/2023 | 17:42

O ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser impedido de concorrer às eleições presidenciais em 2026, mas o filho dele e deputado federal Eduardo Bolsonaro acredita que o pai é o “candidato natural” da direita brasileira. A declaração é a mesma concedida pelo outro filho do político, o senador Flávio Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle não entrará na disputa por falta de interesse pessoal.

 

“Bolsonaro é uma liderança natural, de nível nacional. Não acredito que exista alguém que chegue, como ele chega, e ande nos aeroportos, ande pelas ruas. Todas as pessoas me pedem agenda, antes, pedem agenda com o presidente Bolsonaro. Todos no partido, como o presidente Valdemar da Costa Neto, pensam para que Bolsonaro se poste como presidente em 2026”, ressaltou Eduardo em entrevista ao jornal O Tempo.  

 

Eleições

No segundo turno das eleições do ano passado, Lula recebeu 50,83% dos votos válidos e Bolsonaro 49,17%. Desde o fim do mandato de Jair, a família mantém a divulgação de feitos dos quatro anos de governo e críticas à gestão de Lula em diversas plataformas digitais. Em uma delas, a descrição continua sendo a de presidente da República, sem o prefixo ex. 

 

Bolsonaro retornou ao Brasil há duas semanas após três meses de férias nos Estados Unidos. Ele está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) por ter incluído no acervo pessoal joias presenteadas pelo governo da Arábia Saudita que deveria ter sido catalogadas como patrimônio público.

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve apreciar em breve uma ação de abuso de poder político que teria sido cometido por Bolsonaro. O crime eleitoral apontado pelo Ministério Público Eleitoral teria ocorrido em ataques do político ao sistema eleitoral nacional durante encontro com com embaixadores no Palácio da Alvorada em julho de 2022. Se condenado, ele pode se tornar inelegível durante oito anos.