Última atualização 30/10/2022 | 16:24
Na tarde deste domingo, 30, exatamente às 14h40, o aplicativo do e-Título enviou uma notificação padrão para todos os usuários. A nota chegou aos celulares com a seguinte mensagem: “Quem impede a população de votar comete crime eleitoral. Denuncie qualquer irregularidade pelo aplicativo pardal. #SeuVotoFazoPaís”. O texto surgiu após a controvérsia envolvendo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O alerta do e-Título
Com implementação em 2018, o e-Título é um app que pode ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele pode ser utilizado também para consultas sobre local de votação, bem como para justificar ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.
Neste domingo de votação, houve pelo menos 514 operações de fiscalização contra veículos fazendo transporte público de eleitores. A questão é que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), havia restringido esse tipo de ação da PRF, justamente para que todas as pessoas tivessem acesso às urnas.
Com isso, o app do e-Título elaborou a notificação para relembrar que esse tipo de situação pode configurar crime eleitoral. O fechamento oficial das urnas acontece precisamente às 17h.
Contudo, pode ser que haja um pequeno adiamento em caso de filas, como ocorreu no primeiro turno das eleições 2022. Em caso de denúncias, o eleitor pode recorrer ao aplicativo Pardal.