Aplicativo Goiânia Contra o Aedes terá versão atualizada

Numa parceria entre o Ministério Público de Goiás e a Prefeitura de Goiânia, será lançada nesta terça-feira (5/11) a atualização do aplicativo para celular Goiânia Contra o Aedes. A ferramenta permitirá que a população, mediante filmagem ou fotografia e pelo envio de localização (georreferenciamento), encaminhe denúncia para a Vigilância Epidemiológica.

O lançamento acontecerá na sala 201, no edifício-sede do MP-GO, às 9 horas, com a demonstração de utilização do aplicativo. Será possível acompanhar o trabalho de eliminação do foco pelo próprio aplicativo, que está disponível nas versões para os sistemas Android e IOS.

A ferramenta passou por atualização para facilitar a efetivação de denúncias, com a redução de campos obrigatórios de preenchimento. De acordo com o promotor Marcus Antônio Ferreira Alves, da 53ª Promotoria de Justiça de Goiânia, verificou-se a necessidade de retirar algumas informações solicitadas na versão anterior, já que não eram essenciais para a denúncia.

O sistema foi concebido pelo Ministério Público e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, a atualização do aplicativo vai facilitar a denúncia por tarte da população. “Antes a pessoa tinha que fornecer dados pessoais como o CPF, agora ficou muito mais fácil, basta colocar o endereço, ou simplesmente clicar no mapa”, completa Flúvia.

Qualquer pessoa que fizer a denuncia poderá acompanhar o atendimento pelo aplicativo. “Temos sempre que pensar na saúde das população, a chegada do período chuvoso é sempre muito preocupante porque é quando temos um grande aumento do número de casos de dengue, zika e chikungunya. O aplicativo é mais uma ferramenta para o controle do mosquito em Goiânia”, afirma a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.

A iniciativa encampada pelo Município gerou uma economia de cerca de R$ 280 mil mensais, se considerado o valor provável para a execução e custo de manutenção do serviço no setor privado.

Serviço
Atualização do aplicativo Goiânia Contra o Aedes
Data: 05 de novembro de 2019
Hora: 9h
Local: Sala 201 –  Edifício-sede do MP-GO

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidades nesta quarta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 11, os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook, pertencentes à Meta, apresentaram instabilidades que afetaram os usuários. Segundo o Downdetector, plataforma que monitora serviços online, os primeiros registros de falhas começaram por volta das 14h40, atingindo um pico de mais de 25 mil notificações acumuladas.

Os problemas foram relatados tanto nas versões mobile quanto desktop. No WhatsApp, as mensagens não carregavam, impossibilitando o envio e o recebimento. No Instagram e Facebook, os usuários não conseguiam publicar conteúdos ou acessar funcionalidades essenciais das plataformas.

Nas redes sociais, termos como “WhatsApp caiu”, “Instagram fora do ar” e “Facebook fora do ar” ganharam destaque no Google Trends, refletindo o aumento repentino nas buscas relacionadas às falhas. Pelo X, antigo Twitter, muitas pessoas relataram dificuldades, reforçando que o problema afetou todos os serviços da Meta de forma simultânea.

Após o horário de pico, as notificações de falhas começaram a apresentar redução gradativa, mas as redes sociais continuaram instáveis para uma parcela dos usuários.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp