Aplicativo ‘Ligue 192 VoIP’ agiliza chamados do Samu na Zona da Mata e Vertentes: saiba como usar

Diário do Estado cria aplicativo para agilizar abertura de chamados; veja como usar o ‘Ligue 192 VoIP’ em cidades da Zona da Mata e Vertentes

Serviço pode ser utilizado por moradores atendidos pelo Cisdeste e Cisru, nas regiões de Juiz de Fora, Muriaé, Cataguases, Ubá, Barbacena e região.

Usuários podem usar o aplicativo ‘Ligue 192 VoIP’ para abrir um chamado no Samu Cisdeste e Cisru — Foto: Raquel Freitas / TV Globo

Moradores de Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Cataguases, Barbacena e região têm agora a possibilidade de utilização de um aplicativo do Samu para abertura de chamados.

O ‘Ligue 192 VoIP’ pode ser baixado de graça nas lojas de aplicativos de celulares com sistema Android e IOS, servindo como forma de fazer contato com as equipes de resgate pela Internet (VoIP).

É necessário que o telefone esteja com acesso à internet.

OUTRAS INFORMAÇÕES DE USO

O aplicativo pode ser usado em situações em que a pessoa estiver sem a rede de telefonia à disposição, mas com acesso à internet. As chamadas podem ser feitas diretamente pelo aplicativo, utilizando as redes 3G, 4G ou wi-fi.

No momento do download, é preciso registrar os dados e cadastrar o município de origem. O usuário receberá um SMS com um código de validação para confirmar o número de telefone. Essa medida ajuda a reduzir trotes e garante mais segurança no uso da ferramenta.

Ligue 192 Voip pode ser baixado em lojas de aplicativos dos sistemas Android e IOS — Foto: Reprodução

Ao ligar para o ‘Ligue 192 – VoIP’, a orientação é usar o GPS do celular. Assim, a localização será identificada com mais rapidez. Caso não seja possível, o solicitante poderá informar o local do chamado posteriormente.

O aplicativo, desenvolvido pela empresa Seg Tecnologia, está disponível nos 147 municípios consorciados do Cisdeste, em Juiz de Fora e região, e também na área do Cisru, em Barbacena e região.

Área de atuação do Cisdeste:

Além de facilitar o acesso ao serviço de emergência, o aplicativo ‘Ligue 192 VoIP’ contribui para uma resposta mais eficaz e ágil por parte das equipes do Samu. Com a possibilidade de geolocalização, a identificação precisa do local do chamado pode ser feita com rapidez, garantindo um atendimento mais eficiente e reduzindo o tempo de espera por socorro.

Já na região atendida pelo Cisru, em municípios como Barbacena, Barroso e Conselheiro Lafaiete, a utilização do aplicativo também traz benefícios significativos, sobretudo em áreas mais remotas onde o acesso ao serviço de emergência pode ser mais desafiador.

A iniciativa do Diário do Estado em disponibilizar esse recurso tecnológico para a abertura de chamados do Samu representa um avanço na prestação de serviços de saúde e segurança para a população das regiões da Zona da Mata e Vertentes. Com a facilidade de utilizar o aplicativo ‘Ligue 192 VoIP’, os moradores dessas áreas têm agora uma alternativa mais prática e eficiente para acionar o atendimento em casos de emergência.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso pela PM por suspeita de falsificar CRLV em Natalândia

Suspeito de falsificação de CRLV é preso depois que a Polícia Militar se deparou com o carro estacionado na contramão, em Natalândia

Após constatar a infração de trânsito, os militares bateram na casa, que fica no Centro da cidade, onde o carro estava parado em frente e solicitou ao proprietário a documentação do veículo. Ao checar no sistema a autenticidade do CRLV o qual constava como último licenciamento emitido de 2023, ficou constatado que o último pagamento tinha sido feito em 2020.

A Polícia Militar prendeu nessa quinta-feira (05) um homem, de 30 anos, suspeito de falsificar o CRLV de carro, em Natalândia. Segundo a PM, ele foi abordado após a corporação se deparar com o veículo estacionado na contramão de direção.

Após constatar a infração de trânsito, os militares bateram na casa, que fica no Centro da cidade, onde o carro estava parado em frente e solicitou ao proprietário a documentação do veículo. Ao checar no sistema a autenticidade do CRLV o qual constava como último licenciamento emitido de 2023, ficou constatado que o último pagamento tinha sido feito em 2020.

Ainda de acordo com a PM, o documento apresentava sinais de falsificação por não constar QR code válido, por informar o ano errado do último licenciamento e por apresentar informações divergentes no campo de observações do veículo.

Questionado pelos militares, o suspeito contou que não teria sido ele que falsificou o documento e que adquiriu o veículo de um homem, que por sua vez teria negociado o carro com vendedores de Brasília. Ele disse ainda que ao finalizar a compra foi informado que o automóvel possuía débitos de R$ 7 mil e que estava licenciado até o ano de 2023. No entanto, posteriormente, descobriu que os débitos chegavam a R$ 15 mil entre multas e tributos não pagos. O veículo foi apreendido e o homem conduzido para a delegacia.

Estacionar na contramão de direção conforme o Código de Trânsito Brasileiro, “estacionar o veículo na contramão da via é uma infração média, prevista pelo art. 181, inciso XV do CTB. Ela gera 4 pontos à CNH do condutor e a penalidade de multa”.

Essa ação da Polícia Militar evidencia a importância da fiscalização e do cumprimento das leis de trânsito para garantir a segurança de todos os cidadãos. Para mais informações sobre esse e outros casos, continue acompanhando as notícias do Diário do Estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp