Última atualização 17/08/2023 | 16:14
Nova ferramenta desenvolvida pelo Governo de Goiás para combater a violência contra mulheres, o aplicativo Mulher Segura soma mais de cinco mil downloads nos sistemas IOs e Android em três meses de funcionamento.
A nova ferramenta, desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), se junta a outras medidas já em vigor, como o Pacto Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem), o Protocolo Todos Por Elas, além da expansão do Batalhão Maria da Penha para os 246 municípios goianos.
O aplicativo no celular permite que qualquer mulher em situação de violência ou que esteja correndo algum risco à sua integridade física possa denunciar e pedir ajuda com poucos cliques e de forma segura e sigilosa.
Boletins de ocorrências
Desde que a ferramenta começou a funcionar, em maio deste ano, foram gerados 338 boletins de ocorrências no Sistema de Registro de Atendimento Integrado (RAIs) Virtual do Estado de Goiás.
Os municípios com mais registros foram Goiânia (113) e Aparecida de Goiânia (52). Além dessas, outras cidades em diferentes regiões do estado também aparecem na lista, como Anápolis, Mineiros, Trindade, Jataí, Aragoiânia, Catalão e Goianésia.
Entre as ocorrências estão ameaça, lesão corporal, perseguição, descumprimento de medida protetiva e injúria.
Ao todo, o aplicativo foi baixado 5.845 vezes, sendo 4.076 por meio do Google Play (Android) e 1.769 downloads na Apple Store (iOS).
O programa permite acionamento rápido da Polícia Militar e a vantagem é justamente permitir que, no momento da violência em que a vítima está oprimida, possa contar com a rapidez do mecanismo e preservar sua vida e sua integridade física.
Parcerias
Durante o evento de abertura da 24ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, no Tribunal de Justiça de Goiás, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, assinou Termo de Recomendação do Aplicativo Mulher Segura, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás.
À frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, a juíza Marianna de Queiroz Gomes destacou a ferramenta como elemento importante no combate à violência contra as mulheres.