Press "Enter" to skip to content

Apoiadores da Palestina ao redor do mundo celebram ataques; veja vídeo

Última atualização 09/10/2023 | 16:11

Em uma escalada do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, os combates entraram no terceiro dia nesta segunda-feira, 9. As tensões se intensificaram desde o ataque inicial de sábado, 7, por parte do Hamas, originado na Faixa de Gaza, território da Palestina.

Israel, em resposta, mobilizou mais de 100 mil soldados de reserva na região e implementou um “cerco completo”, que incluiu o corte de eletricidade, combustíveis e alimentos na Faixa de Gaza. Até o momento, as hostilidades já causaram a morte de mais de 1,2 mil pessoas, de acordo com autoridades locais.

Na manhã desta segunda-feira, o exército israelense anunciou que retomou o “controle total” das localidades atacadas no sul pelo Hamas. Esta declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa.

Comemoração

Em meio a esse cenário de conflito, apoiadores da Palestina ao redor do mundo celebram o ataque do Hamas contra Israel. Riyad Mansour, embaixador palestino na ONU, expressou sua perspectiva sobre os ataques afirmando: “Nosso povo suportou um ano mortal após o outro.”

Ele também destacou as advertências frequentes apresentadas ao Conselho de Segurança da ONU sobre as consequências da impunidade israelense e da falta de ação internacional.Em resposta, Gilad Erdan, embaixador de Israel na ONU, afirmou: “Estamos testemunhando crimes de guerra flagrantes e bárbaros.”

Israel x Hamas

Os conflitos entre o país israelita e o grupo islâmico da Palestina começaram no último sábado, 7, após o Hamas lançar foguetes contra cidades de Israel localizadas na Faixa do Gaza. As invasões ocorreram também entre terra, ar e mar, e foi preciso declarar estado de guerra no país devido aos ataques e sequestros de israelenses, levados como reféns para Gaza.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 123 mil pessoas foram internamente deslocadas dentro da Faixa de Gaza e algumas regiões registraram escassez de alimentos. As últimas informações apontam que ao menos 1.120 pessoas morreram, e outras milhares ficaram feridas.

Os conflitos na região existem há décadas e já resultaram em milhares de mortes. A disputa ocorre desde 1948, quando Israel foi reconhecido como um Estado e o Hamas passou a disputar parte do território na região. Diversos acordos que estabelecem a paz na região tentaram ser realizados, mas nenhum deles teve sucesso.

A maioria das disputas ocorrem na Faixa de Gaza, um território palestino localizando em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito e banhado pelo Mar Mediterrâneo. A região é liderada pelo Hamas desde 2007, sendo marcada pela pobreza e superlotação. São mais de 2 milhões de habitantes morando em um território de 41 km de comprimento e 10 km de largura.