Apoio de Gilmar Mendes: Natuza Nery denuncia ameaça de policial

Natuza Nery recebe apoio de Gilmar Mendes após denunciar policial

O Ministro do STF repudiou a atitude do agente, identificado como Arcenio Scribone Junior; ele ameaçou a apresentadora em um supermercado. Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes prestou apoio a Natuza Nery, depois de um episódio em um supermercado. A apresentadora da GloboNews denunciou o policial civil Arcenio Scribone Junior após receber uma ameaça.

“O ataque sofrido por Natuza Nery, em razão do simples exercício diário de seu ofício, exige pronta resposta do poder público, em especial dos órgãos de persecução penal”, disse o político através das redes sociais.

Gilmar Mendes completou: “É de nossa manutenção na pauta civilizatória que estamos a tratar. As democracias dependem do jornalismo profissional; sem ele, não há liberdade de informação e, por conseguinte, liberdade de expressão.” Felipe Nunes, PhD ciência política e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), também se solidarizou pelo ataque sofrido pela jornalista: “Toda solidariedade à Natuza Nery! Esse país não pode começar 2025 normalizando a intolerância e a violência. Precisamos de paz, amor e respeito”, escreveu numa publicação do X.

A atriz Dadá Coelho foi outra que deixou uma mensagem para a comunicadora. “Que absurdo! Toda minha solidariedade à minha amiga e jornalista Natuza Nery. Parabéns pelo seu brilhante trabalho, Natuza. E que os jornalistas não se intimidem. Queremos o nome, foto e expulsão do agente ‘cidadão de bem’. Urgente!”, sugeriu. Veja a publicação de Gilmar Mendes, ministro do STF: Gilmar Mendes sai em defesa de Natuza Nery após ameaça de policial civil. Denúncia por ameaça.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Nevasca e frio deixam 60 milhões sob alerta nos EUA: confira os impactos e previsões!

Vídeo: nevasca e frio deixam 60 milhões sob alerta nos Estados Unidos

A previsão indica neve, gelo e queda nas temperaturas, com risco de fortes nevascas e rajadas de vento. Kansas e Indiana podem registrar cerca de 20 centímetros de neve, enquanto Kentucky e Virgínia estão em estado de emergência. O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de clima de inverno para milhões de americanos nos próximos dias nos Estados Unidos.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram as tempestades que atingiram Kansas e Nova Jersey. Segundo informações do Deutsche Welle, parceiro do DE, a tempestade de inverno cobriu as estradas com neve e gelo, interrompendo parte do tráfego aéreo, com cerca de 6,2 mil voos atrasados e 1,5 mil cancelados. Segundo o portal FlightAware, os aeroportos mais afetados pelos cancelamentos foram os de St. Louis e Kansas City, no Missouri, seguidos por Dallas-Fort Worth, no Texas, que registrou centenas de atrasos, e Chicago O’Hare, em Illinois.

Uma tempestade deve se deslocar para o vale do estado de Ohio, causando severas interrupções nas viagens. A previsão é que atinja os estados até esta segunda-feira (5/1). Washington se prepara para uma forte nevasca e frio intenso, no mesmo dia em que o Congresso dos EUA deve certificar formalmente a eleição de Donald Trump para a presidência.

EUROPA

O serviço nacional de meteorologia do Reino Unido, Met Office, também emitiu alertas de neve e chuva congelante para grande parte do país neste fim de semana. Há risco de cidades rurais ficarem isoladas, com a previsão de até 40 centímetros de neve acumulada. Diversos aeroportos na DE suspenderam voos e fecharam temporariamente, especialmente no Reino Unido e na Alemanha. Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp