Após 18 meses, Covid-19 deixa de ser maior causa de mortes no Brasil

Média móvel Covid-19

Pela primeira vez desde o início da pandemia, a Covid-19 não é a maior causa de mortes no Brasil. O dado foi divulgado pela UOL após levantamento feito junto á Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil).

Os números são referentes a registros realizados em cartórios na segunda quinzena de outubro e foram obtidos no portal de transparência da Arpen Brasil.

Entre os dias 16 e 31 do mês passado, o país registrou 3.605 mortes causadas pela Covid-19, número inferior aos óbitos resultantes a Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), infarto e problemas cardíacos. Nesse período, os números ficaram:

  • AVC – 4.220 óbitos
  • Infarto – 4.176
  • Causas cardíacas inespecíficas – 4.107
  • Covid-19 – 3.605

Essa é a primeira vez desde o fim de abril do ano passado que o coronavírus não é o maior causados de mortes no país.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, foram registradas 600 mil mortes no território brasileiro. No pior momento da pandemia, em abril desse ano, foram mais de quatro mil mortes causadas pela Covid-19 em apenas um dia.

Graças a vacinação, o país vem vivendo um momento de ”estabilidade”. A média móvel de óbitos pelo vírus registrada na última quarta-feira (17) foi de 260.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp