Press "Enter" to skip to content

Após acidente em Mariana, Samarco pede recuperação judicial

Em comunicado enviado ao mercado nesta sexta (9), a mineradora Samarco, da Vale, com a australiana BHP Billiton Brasil, afirmou ter  entrado com pedido de recuperação judicial, a ação foi registrada na comarca de Belo Horizonte. “O pedido de RJ (recuperação judicial) formulado pela Samarco tem, primordialmente, o objetivo de preservar sua recente retomada operacional, os empregos e o cumprimento de suas obrigações socioambientais […]”, diz trecho do comunicado.

Segundo a Vale, a Samarco enfrenta questões de execução de notas promissórias no valor de US$ 325 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão, na cotação atual), além de ações movidas pelos detentores dos títulos de dívida com vencimento nos próximos três anos. A empresa é alvo de ações relacionadas ao rompimento da barragem do Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). O acidente ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, deixou 19 mortos e derramou mais de 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos, o episódio é considerado a maior tragégia ambiental do país. 

Após o acidente, a Samarco teve suas licenças ambientais suspensas. Em 2019, o Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais) autorizou que a Samarco retomasse a produção no local. Segundo a Vale, o pedido de recuperação judicial não impacta o cumprimento dos compromissos de restauração assumidos pela Samarco em função do rompimento da barragem.