Após casos de violência policial, secretário comunica medidas na PM

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Ricardo Balestreri, anunciou na tarde de hoje (02) seis medidas que serão adotadas, em até 15 dias, pela Polícia Militar.

As medidas fazem parte do projeto “Capacitação Permanente para o Uso Progressivo e Racional de Força”, que foi instaurado após o assassinato do estudante Roberto Campos da Silva, de 16 anos, morto dentro de casa no dia 17 de abril, e da agressão contra Mateus Ferreira, de 33 anos, estudante universitário que protestava na última sexta-feira.

Segundo Balestreri, em entrevista à rádio CBN, o objetivo é modernizar o militarismo e superar o atual Regulamento Disciplinar que está defasado. A primeira medida é a criação de um grupo para normatizar a atividade de inteligência da PM, visando a informação em detrimento da interferência. Conforme a proposta, o grupo obterá participação do Ministério Público.

O projeto prevê também a estruturação de seminários para capacitação em segurança pública e cidadania, em termos propostos pela ONU. Uma terceira medida inclui a apresentação, em 10 dias, de uma proposta de capacitação permanente sobre o uso progressivo e racional de força pelos policiais. Para isso, o secretário disse que está em contato com autoridades nacionais da área.

Investigação

A Polícia Civil informou hoje que a investigação sobre o caso do estudante Mateus Ferreira, ferido por um Policial Militar durante manifestação na última sexta-feira (28), vai aguardar parecer da Polícia Militar para, em seguida, constatar a necessidade de instauração de inquérito policial.

O delegado Isaías Pinheiro, titular da 1ª Delegacia Distrital de Goiânia, será o responsável pela análise do caso. Um estudo feito pela corporação concluirá se a ocorrência trata-se de um crime comum ou militar. Se ficar constatado que houve crime militar, o inquérito policial não deve ser instaurado pela Polícia Civil, uma vez que cabe à Polícia Militar a formalização do procedimento cabível.

A Polícia lembrou que a qualquer momento o inquérito policial poderá ser instaurado em caso de requisição do Ministério Público.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos