Após cirurgia, siamesas Heloá e Valentina têm primeiro contato

Após cirurgia, siamesas Heloá e Valentina têm primeiro contato

As irmãs gêmeas siamesas Heloá e Valentina tiveram o primeiro contato físico desde a cirurgia de separação, no dia 11 de janeiro. O médico Zacharias Calil compartilhou o vídeo por meio das redes sociais. Ambas seguem internadas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, com estados de saúde diferentes uma da outra. Elas continuam se recuperando.

Situação das gêmeas siamesas

As irmãs gemeas siamesas de três anos de idade estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hecad. A complexa cirurgia foi um sucesso, mas a situação das crianças é delicada.

Heloá está um pouco melhor, em situação estável, sem febre e com melhora nos exames. Valentina, por outro lado, respira com ventilação mecânica e figura em estado grave, mas vem tendo evolução e vive processo gradual de retirada dos aparelhos. Ela não apresenta crises convulsivas e demonstrou melhora no quadro neurológico.

No vídeo do cirurgião Zacharias Calil, deste sábado, 4, é possível ver a primeira interação entre as siamesas desde a cirurgia de separação. “Primeiro contato da Heloá com a Valentina hoje pela manhã após a separação, todo mundo aqui comovido e emocionado. Realmente dia de muita felicidade para a família e a todos os profissionais envolvidos”, postou.

Confira o vídeo da interação entre Heloá e Valentina:

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp