Press "Enter" to skip to content

Após derrota, CBF vai atrás de um novo comandante para a seleção

Última atualização 11/12/2022 | 09:26

Após a derrota da Seleção Brasileira por 4 a 2 nos pênaltis para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo no Catar, o ciclo do técnico Tite no comando canarinho chegou ao fim.  Agora, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)  está em busca de um novo comandante para o time.

O ex-titular afirmou que não vai palpitar sobre o novo eleito, mas disse que prefere que seja um profissional brasileiro. O mercado nacional tem nomes de sucesso disponíveis, como Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores 2022 pelo Flamengo. Outros candidatos estariam sendo cogitados, como o ex-treinador da Seleção Brasileira entre 2010 e 2012, Mano Menezes, porém, a CBF negou a informação.

Após um ano vitorioso com as conquistas do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil com o Atlético Mineiro, o técnico Cuca também é visto com bons olhos pela cúpula da CBF. Renato Gaúcho também é um dos cotados para a função após ser Campeão da Libertadores 2017 pelo Grêmio e finalista do torneio continental em 2021.

Apesar dos brasileiros serem a preferência, a contratação de um estrangeiro não está fora de cogitação. Os portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira tiveram os nomes considerados. Além de qualificados, eles possuem recentes trabalhos vitoriosos com clubes brasileiros. O espanhol Pep Guardiola é um desejo antigo da CBF, no entanto, os altos valores de salário e o vínculo com o Manchester City, time inglês, são empecilhos.

Tite encerrou a passagem pela seleção após seis anos de serviços prestados. O técnico chegou em junho de 2016 e foi o único a comandar a equipe em duas edições seguidas da Copa do Mundo. Durante todo esse tempo foram 81 jogos com 60 vitórias, 15 empates e 6 derrotas, o equivalente a um aproveitamento de 80,2%. Ele contribuiu diretamente para o título da Copa América 2019 e o vice da edição de 2021.