Após derrota em clássico, Botafogo demite técnico Enderson Moreira

Enderson Moreira Botafogo

O Botafogo demitiu o técnico Enderson Moreira. Nesta sexta-feira (11), um dia depois da derrota para o Fluminense por 2×1, pela Taça Guanabara, o Glorioso optou por sacar o seu treinador. Essa é mais uma movimentação no processo de renovação do clube, desde a compra por parte do norte-americano John Textor. O principal nome na mira da equipe botafoguense é o do português Luís Castro, atualmente no futebol do Catar.

Enderson Moreira no Botafogo

A passagem de Enderson Moreira pelo Botafogo foi bastante importante no ano passado. Os cariocas estavam tendo atuações irregulares durante a Série B do Brasileirão, e o técnico liderou o time rumo a uma campanha que culminou no título da competição. Naquela temporada, o treinador conseguiu 13 vitórias em 22 jogos. Em alta no início de 2022, o Glorioso manteve o comandante e o primeiro jogo da equipe no Campeonato Carioca foi um empate por 1×1 com o Boavista. Na sequência, o Bota venceu Bangu, Madureira e Nova Iguaçu, mas perdeu para o rival Fluminense.

Apesar do revés perante o Tricolor, o Botafogo de Enderson Moreira estacionou na terceira posição da tabela de classificação, atrás apenas do próprio Flu e do líder Vasco da Gama. Ainda assim, a diretoria alvinegra optou por demitir o técnico por conta do processo de revitalização da agremiação. A intenção é montar um projeto competitivo, e para isso haverá um novo treinador no comando. Enderson Moreira deixa o cargo após 31 jogos, com 20 vitórias, sete empates e quatro derrotas.

Os próximos passos do Glorioso

O próximo comandante do Glorioso deve ser Luís Castro, que atualmente treina o Al Duhail, do Catar. O profissional tem 60 anos e já liderou clubes do futebol português, como o Porto, e também passou pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Nesse último time, inclusive, o técnico ganhou do Real Madrid em uma partida válida pela Liga dos Campeões da Europa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aster Itaquá se prepara com novo elenco e técnico para a Copinha 2025

DE: Surpresa da última Copinha, Aster Itaquá tem elenco reformulado e novo técnico para a edição 2025

Time de Itaquaquecetuba, que chegou até as quartas nesta temporada, será o anfitrião do Grupo 28 do campeonato de base. O Aster Itaquá se prepara para segunda participação na Copinha, buscando repetir o sucesso da edição anterior.

O Aster Itaquá e a Copa São Paulo de Futebol Júnior formaram um casamento que deu muito certo em 2024. Estreante no torneio, a equipe de Itaquaquecetuba fez história na edição passada, eliminando o Palmeiras, então bicampeão, na terceira fase e caindo apenas para o Flamengo nas quartas de final. O desempenho trouxe responsabilidade para o time, que passou por uma reformulação no elenco e no comando técnico visando superar os feitos do último ano.

O treinador será o experiente Wendel de Freitas, que já passou por União Mogi e União Suzano. Ele está à frente do elenco desde o Campeonato Paulista da categoria, disputado este ano. Wendel ressalta o comprometimento do time e destaca a importância de representar bem a cidade de Itaquá. As mudanças no elenco foram significativas, com poucos jogadores remanescentes da campanha anterior, como o lateral Julio César, destaque nas oitavas de final.

Entre as novidades, destaque para o atacante João Henrique, conhecido como Batata, uma das promessas da base do Botafogo. O jogador de 18 anos tem se destacado nos treinamentos e está focado no objetivo da Copinha. O Aster será o anfitrião do Grupo 28, com sede em Itaquaquecetuba, e terá como adversários Dourados-MS, Falcon-SE e Vila Nova-GO. A estreia está marcada para o dia 4 de janeiro contra o Dourados, no Campo do Brasil. A expectativa é grande para mais uma participação do Aster Itaquá no torneio de base.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp