Após destinar 200 toneladas de donativos ao RS, Prefeitura de Goiânia interrompe arrecadação

A Prefeitura de Goiânia suspende temporariamente, a partir das 18h da próxima segunda-feira (27/5), a campanha de arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul, ação que ocorria em ao menos cinco pontos de coleta da capital. Desde a semana passada, a prefeitura firmou parceria com os Correios para encaminhar tudo o que foi arrecadado durante o mês.

Com a pausa na campanha na segunda-feira, não serão aceitas mais doações. Os Correios continuam encaminhando ao Rio Grande do Sul as doações dos goianienses que estão concentradas no Paço Municipal. Até o momento, cerca de 200 toneladas de donativos já foram encaminhados pela Prefeitura de Goiânia para o RS.

A ação conta com parceria da Câmara Municipal de Goiânia, Correios, Transportadora Jadlog, Central única das Favelas (Cufa), empresas diversas e pessoas físicas.

Homenagem a servidores

Nesta quarta-feira (22/5), a prefeitura homenageou os servidores voluntários da Saúde, Defesa Civil e motoristas que viajaram para auxiliar comunidades afetadas pelas enchentes, levando mais de 40 toneladas de doações, incluindo roupas, colchões, água potável, alimentos não perecíveis e itens de higiene e limpeza. Na oportunidade, o prefeito Rogério aproveitou para agradecer aos voluntários pelo empenho durante a missão.

“Minha gratidão a cada um de vocês que, voluntariamente, se dispuseram a prestar esse serviço que, com certeza, levou amparo a muitas pessoas. Cada voluntário que enfrentou uma série de desafios, deixou sua família e foi ao Rio Grande do Sul representar o espírito de solidariedade da nossa cidade”, destacou o prefeito, ao frisar que mais de 200 toneladas de doações já foram arrecadadas junto aos goianienses.

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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