Após incêndio, Parque da Chapada dos Veadeiros será reaberto hoje (1°)

A unidade de conservação (UC) estava fechada aos turistas desde o início do incêndio que atingiu a região e que foi extinto nesta terça-feira (31)

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a 250 km de Brasília, será reaberto à visitação nesta quarta-feira (1º). A unidade de conservação (UC) estava fechada aos turistas desde o início do incêndio que atingiu a região. O fogo foi totalmente extinto nesta terça-feira, 31.

Os incêndios afetaram 66,014 mil hectares, o equivalente a 28% da unidade de conservação. A ação de combate contou com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ibama, Corpo de Bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, Grupo Ambientalista do Torto (GAT). Mais de 500 voluntários se uniram ao combate e desempenharam papel fundamental, atuando em várias frentes e arrecadando recursos que serão utilizados em treinamentos e ações de prevenção. A Força Área Brasileira, Polícia Militar do DF e a Polícia Rodoviária Federal também apoiaram os trabalhos, cedendo aviões e helicópteros.

Funcionamento

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros funciona de terça a domingo. Em casos de feriado na segunda-feira, a unidade de conservação permanece aberta nesse dia, fechando no primeiro dia útil subsequente. Em janeiro e julho, meses de férias escolares, o parque fica aberto todos os dias.

A entrada é das 8h às 12h e a saída até 18h. Na entrada, o registro dos visitantes é feito mediante o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos e Normas.

Para enriquecer a experiência da visitação e reduzir os impactos sobre o ecossistema, a visitação é limitada de acordo com a capacidade das trilhas – Trilha dos Saltos, com 250 visitantes/dia; Trilha dos Cânions, 200 visitantes/dia; Trilha da Seriema: 30 visitantes/dia; e Travessia das Sete Quedas, 20 pessoas acampadas/noite.

Fonte: Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp