Última atualização 22/10/2022 | 11:40
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, realizou uma parceria com o Flamengo. O acordo entre as partes promove a exibição de imagens de crianças desaparecidas antes das partidas do clube carioca no Maracanã. A ação teve início no jogo passado, contra o Atlético-MG, pela 32ª rodada do Brasileirão. Nas próximas partidas, a iniciativa terá fotos de crianças de Goiás.
Ação contra o desaparecimento em Goiás
A estimativa oficial é de que 22 mil crianças e adolescentes desaparecem por ano no Brasil. Só no Rio de Janeiro, 1.777 crianças desapareceram nos primeiros três meses deste ano. Isso motivou a ação do CNMP e do Flamengo, chegando também ao estado de Goiás.
O Programa de Localização de Pessoas Desaparecidas (Plid) do Ministério Público de Goiás (MP-GO), com vinculação ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), está realizando a coleta de imagens de casos de desaparecimento infantil.
Pais ou responsáveis de crianças que se encontram nessa situação podem entrar em contato com o Plid por meio do endereço de e-mail [email protected]. É necessário anexar a foto da criança e o termo de autorização para uso da imagem devidamente preenchido. Assim, poderá ocorrer a exibição das imagens nos telões do Maracanã.
No jogo contra o Atlético-MG, quando começou a entrar em vigor a iniciativa, não apareceram crianças de Goiás. Agora, a expectativa é de que este cenário mude já na próxima terça-feira, 25, quando o Flamengo recebe o Santos às 21h45, no Maracanã.