Press "Enter" to skip to content

Após perder olfato e paladar por covid, renomado chef internacional fecha restaurante

Última atualização 12/11/2022 | 12:00

Um renomado chef internacional precisou fechar o restaurante devido a sequelas de covid. Mark Fisher perdeu o olfato e cheiro e começou a  depender de outras pessoas para avaliar os pratos, por isso decidiu fechar o estabelecimento localizado na Inglaterra. 

 

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, as últimas refeições do Sebastians With Rooms serão servidas na véspera de Ano Novo. O local é reconhecido tem a famosa estrela Michelin, que atesta a qualidade do restaurante.

 

“Devido ao Covid, perdi completamente o paladar e o olfato, e agora conto com outros familiares e funcionários, antes de como enviaremos a comida”, afirmou à publicação.

 

O serviço do local se restringirá a café da manhã e hospedagem de visitantes a partir de 2023. O estabelecimento funciona há 33 anos, por isso, Mark e a esposa aproveitaram a oportunidade para se aposentarem antes do previsto.

 

Característica da covid, a perda de olfato e paladar podem revelar sinal precoce de Alzheimer, segundo pesquisa publicada no jornal “European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience”. A perda desses dois sentidos ocorre por causa de uma  inflamação gerada pelo coronavírus nas células específicas. Algumas pessoas recuperam a habilidade espontaneamente, enquanto outras sofrem pela ausência delas por mais tempo.

 

Nova cepa

 

No Brasil, a identificação da nova variante BQ1 está colocando as autoridades de saúde em alerta. Diversos estados já registraram a presença da cepa. Em Goiás ainda não foram confirmados casos. Os sintomas permanecem os mesmos, como dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda de olfato e paladar. 

 

O grande problema tem sido a infecção por covid mesmo entre vacinados. É que a mutação mutações na proteína spike presente na superfície do coronavírus permite “escapar” do sistema imunológico de quem já tomou as doses da vacina. Apesar disso, a imunização continua sendo uma das principais estratégias de prevenção e  controle da doença.