Thomas Caitano foi picado enquanto dormia, em janeiro de 2023. Foram cem dias internado, quatro paradas cardíacas e 27 cirurgias; aos 4 anos, com paralisia cerebral, menino voltou para escola. Com paralisia cerebral após ser picado por escorpião, Thomas responde a estímulosCom paralisia cerebral após ser picado por escorpião, Thomas responde a estímulos. Com apenas 4 anos, o pequeno Thomas Caitano Ribeiro carrega uma história de superação. Em janeiro de 2023, ele foi picado cinco vezes na cabeça por um escorpião enquanto dormia em casa, na região de Arniqueira, no Distrito Federal.
Foram cem dias internado, quatro paradas cardíacas, 27 cirurgias e a paralisia cerebral como sequela. Mesmo assim, a família celebra diariamente a evolução de Thomas, que voltou para a escola neste mês de fevereiro. “Ele é um exemplo de milagre, um exemplo de força para enfrentar tantas dificuldades”, diz Adriana Caitano, mãe de Thomas. O tratamento continua. A criança tem o acompanhamento diário de uma enfermeira, em serviço de home care. A família precisou fazer algumas adaptações na casa e mudou a rotina. Mas o resultado é positivo e “perceptível”, segundo a mãe: “Ele mexe os olhos e a boca, e até sorri”, diz ela.
Desde o acidente, a jornalista divulga nas redes sociais a evolução de Thomas e ganhou uma rede de apoio virtual. “Essa corrente de ajuda dele é uma coisa que me emociona muito […] Tanta gente rezando por ele, mandando mensagens. A gente fez uma campanha de doação de sangue que ele precisou, e foi recorde no laboratório onde ele precisou, então assim, foi lindo […] Agora, quando ele foi para escola, muita gente se interessou, porque eu coloquei nas redes e as pessoas acharam interessante, ‘nossa ele vai para escola’ […] é tão emocionante isso”, diz a mãe. Em janeiro de 2023, Adriana acordou com o filho de 2 anos chorando. Um escorpião apareceu na cama e picou a cabeça da criança.
Segundo a mãe, ao mexer a cabeça para tentar cessar as picadas, Thomas acabou atingido outras quatro vezes. Ao perceber, os pais foram desesperados para o hospital. Mas, o veneno causou um edema pulmonar, afetou a circulação sanguínea e causou uma falta de oxigenação no cérebro.