Após problemas técnicos, MEC divulga resultado do SISU nesta quarta-feira

Após problemas técnicos, MEC divulga resultado do SISU nesta quarta-feira

O MEC deve divulgar, após problemas técnicos, os resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 na tarde desta quarta-feira, 31. O Ministério da Educação informou, na tarde desta terça-feira, 30, depois que pediu aos alunos que desconsiderassem os resultados divulgados. A referida pasta informou que o motivo seria os problemas no site do programa.

“Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Educação (MEC), área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), identificou problemas técnicos no sistema. Portanto, reiniciou os protocolos de homologação, adiando a divulgação dos resultados definitivos do Sisu 2024 para esta quarta-feira, 31 de janeiro, em horário a ser informado.”, informou o ministério por meio de nota.

Camilo Santana, ministro da Educação, informou, durante uma entrevista na manhã desta quarta, que a divulgação deve ocorrer “no início da tarde”. Portanto, as listas dos aprovados ficarão disponíveis no site do SISU.

Calendário

Anteriormente, a data inicial para o MEC divulgar os resultados era nesta quarta-feira, 30. A pasta abriria as listas de espera para quem não conseguiu uma vaga na primeira chamada também nesta quarta-feira.

Entretanto, o site do programa saiu do ar ainda na manhã desta quarta. O MEC divulgaria a lista de aprovados até as 18h30.

SISU 2024

Neste ano, o MEC ofertou 264.181 vagas em universidade federais, em 6.827 cursos de graduação. Para conferir o resultado, os concorrentes devem acessar á página do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. o candidato aprovado precisa fazer a matrícula no prazo estipulado ou perderá a vaga.

Os estudantes que não conseguiram a vaga podem se inscrever na fila de espera, de 30 de janeiro até 7 de fevereiro. Para isso, basta apertar o botão “Prazo para participar de lista de espera” logo abaixo do resultado. MEC divulgará o resultado a partir de 16 de fevereiro.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Piloto de F1 Yuki Tsunoda fica detido na imigração dos EUA por três horas e quase perde o GP de Las Vegas

Yuki Tsunoda, piloto da equipe RB na Fórmula 1, enfrentou um imprevisto bastante inusitado antes de participar do GP de Las Vegas neste fim de semana. O japonês foi detido na imigração dos Estados Unidos por cerca de três horas, correndo o risco de ser mandado de volta ao Japão e perder a corrida. O motivo? O agente da imigração não acreditou que ele fosse um piloto de F1, pois estava de pijama.

Tsunoda, que já havia estado nos EUA recentemente para o GP de Austin, no Texas, e para o de Miami em maio, explicou que não compreendeu o motivo da parada, já que estava com toda a documentação correta. “Estava de pijama, então talvez eu não parecesse um piloto de F1. Durante a conversa, até me perguntaram sobre o meu salário, o que foi desconfortável. Eu não conseguia dizer nada e senti muita pressão”, comentou o piloto.

O japonês revelou que, mesmo com a documentação adequada e o visto, não foi permitido que ele ligasse para sua equipe ou para a Fórmula 1 para esclarecer a situação. “Eu queria ligar para a equipe ou para a F1, mas na sala da imigração não podia fazer nada”, explicou. Felizmente, a situação foi resolvida após intensas conversas, e Tsunoda conseguiu entrar no país a tempo de disputar o GP.

Este episódio ilustra os desafios que os pilotos enfrentam com a imigração nos Estados Unidos, especialmente desde que a Fórmula 1 passou a ter mais de um evento no país a partir de 2022. Com isso, casos envolvendo contestação de vistos e documentação começaram a se tornar mais frequentes, colocando em risco a participação dos competidores em corridas como o GP de Las Vegas. Tsunoda, no entanto, destacou que a experiência ficou para trás e agora está focado na disputa da corrida.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos