Após quatro mortes, CPP de Aparecida registra nova tentativa de homicídio

O sistema penitenciário de Aparecida de Goiânia quase registrou mais uma morte na madrugada desta quarta-feira, 3, após agentes da Casa de Prisão Provisória (CPP) do município flagrarem um detento esfaqueando um ‘colega’.  

Segundo a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o homem estava em posse de uma faca caseira, enquanto e desferia repetidos golpes no outro detento. Para impedir que a ação resultasse em morte, os agentes acabaram baleando o autor da tentativa de homicídio. 

Os dois foram encaminhados ao posto de saúde da CPP e, em seguida, para a Central de Flagrantes de Aparecida de Goiânia. Desde a última semana, a penitenciária registrou quatro mortes, o que levou à transferência de presos para unidades de segurança máxima.

Rebelião

Para o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a onda de assassinatos pode ser o começo de uma possível rebelião no sistema penitenciário aparecidense. De acordo com o órgão, associações criminosas seriam as responsáveis pelos crimes ocorridos nos últimos dias.

Além disso, há também a suspeita que um advogado tenha levado até os detentos ‘a ordem’ de matar Hyago Alves da Silva, Matheus Junior Costa de Oliveira e Paulo Cesar Pereira dos Santos, que aguardavam julgamento pelos crimes de roubo e homicídio.

Já João Victor Nunes Araújo Guedes, assassinado no último dia 27, era visto como um ‘cagueta’. Ou seja, alguém que passava as informações para os agentes penitenciários. Por isso, foi espancado até a morte.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos