Press "Enter" to skip to content

Após ser associado a mais de 1,6 mil crimes cibernéticos, TikTok é proibido no Nepal

Última atualização 27/11/2023 | 10:22

Após criarem uma lei que obriga as empresas de mídias sociais a terem sede no país, o Nepal proibiu o TikTok, da China, por considerar o conteúdo “prejudicial à harmonia social”. A Ministra das Comunicações e Tecnologia do Nepal, Rekha Sharma, informou, à BBC News, que a plataforma divulgou conteúdo malicioso. 

A mídia de streaming chinesa tem sido relacionada a mais de 1,6 mil casos de crimes cibernéticos registrados no Nepal, segundo a imprensa local. A proibição entrou em vigor imediatamente e as autoridades de telecomunicações do Nepal foram instruídas a implementar a decisão. 

Em contrapartida, o líder do Congresso do Nepal, Gagan Thapa, criticou a decisão, afirmando que a medida limita a liberdade de expressão e propõe regulamentar a plataforma. Com cerca de um bilhão de usuários no mundo todo, o TikTok tem sido questionado e seu uso limitado ou proibido em diversos países, incluindo a Índia, Reino Unido e o estado de Montana, nos Estados Unidos. 

O escrutínio se deve à preocupação das autoridades de que os dados obtidos pela plataforma sejam repassados ao governo chinês. Mesmo com esse número de usuários, o TikTok fica atrás do Facebook e Instagram, mas tem atraído muito mais os jovens do que a concorrência norte-americana.