Após termômetros marcarem 5ºC, fim de semana será mais quente, em Goiás

TERMÔMETROS

Após quatro dias de frio, as temperaturas voltam a subir em todo o estado. No entanto, a máxima não deve ultrapassar 30ºC na capital. Durante o período da manhã, os termômetros vão registrar de 10ºC a 18ºC a depender da região.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), na região Sudoeste de Goiás, o frio perde intensidade, mas, em algumas cidades, os termômetros ainda vão registrar temperaturas baixas.

“A massa de ar polar começa a perder intensidade e por com isso, as temperaturas vão voltando gradativamente aos padrões anteriores à chegada da frente fria. Neste sábado, 13, e domingo, 14, as temperaturas mínimas vão ficar mais amenas, Ou seja, teremos aquele friozinho pela manhã”, explicou André Amorim, gerente do Cimehgo.

O destaque para o final de semana fica para queda acentuada da umidade relativa do ar, que varia entre 20% e 75%. No período da tarde em algumas localidades o índice pode ser alarmante. Por isso, a ingestão de água na quantidade adequada e a umidificação do ambiente são de extrema importância para a saúde.

“É importante que as pessoas se atentem para a umidade relativa do ar, porque nós estamos aí em estado de atenção, para estado de alerta. Umidade do ar abaixo de 20%, então é bem delicado para as questões de saúde”, ressaltou André Amorim.

Veja a previsão do tempo para as regiões:

Região Oeste
T: Min 14ºC Máx 35ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 20% Máx 70%

Região Sudeste
T: Min 10ºC Máx 30ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 20% Máx 75%

Região Norte
T: Min 18ºC Máx 34ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 20% Máx 70%

Região Central
T: Min 12ºC Máx 33ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 20% Máx 75%

Região Leste
T: Min 12ºC Máx 32ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 20% Máx 70%

Região Sul
T: Min 12ºC Máx 30ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 20% Máx 70%

Veja a previsão do tempo para alguns municípios:

Goiânia
T: Min 14ºC Máx 30ºC
Chuva: 0mm
Ar: Min 20% Máx 75%

Itumbiara
T: Min 12ºC Máx 29ºC
Chuva: 0mm
Ar: Min 25% Máx 75%

Jataí
T: Min 10ºC Máx 29ºC
Chuva: 15mm
Ar: Min 20% Máx 75%

Rio Verde
T: Min 11ºC Máx 29ºC
Chuva: 0mm
Ar: Min 22% Máx 75%

Catalão
T: Min 14ºC Máx 28ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 22% Máx 75%

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos