Última atualização 06/07/2023 | 23:50
Um ano após a implementação da internet 5G no Brasil, o estado de Goiás tem cobertura para Internet 5G em apenas oito municípios. É o que mostra o mapa “5G no Brasil”, monitorado pelo Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis).
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Pires do Rio, Luziânia, Anápolis, Formosa, Rio Verde e Águas Lindas de Goiás são as cidades com cobertura da internet 5G, acumulando 312 antenas no Estado. A maior parte das antenas atendem os clientes da TIM, com 160, e da Claro e da Vivo, com 76 cada uma. O mapa “5G no Brasil” pode ser conferido clicando aqui.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade (Conexis), os oito municípios goianos estão entre os 150 municípios em todo País que podem desfrutar da nova tecnologia.
Ao final de junho, o Sindicato informou que a Internet 5G alcançou mais de 10 milhões de acessos em maio de 2023, quando completava apenas 11 meses de operação. Em comparação, o Sindicato informa que a Internet 4G levou mais de dois anos para alcançar esse número de acessos.
Mais de 80 municípios goianos já tem liberação da Anvisa para ativar as estações de Internet 5G
No último dia 21 de junho, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que as operadoras de internet móvel já podem solicitar o licenciamento e a ativação de estações de Internet 5G em mais de 180 municípios em todo o País, sendo que 82 desses municípios estão localizados no Estado de Goiás.
Na ocasião, a Anatel ressaltou ainda que o fato de ter liberação da faixa para 5G não significa que as redes já estejam instaladas de imediato nos municípios citados. Isso ocorre devido à instalação das redes depender das operadoras de telefonia móvel.