O pastor Romildo Ribeiro Soares, conhecido como R. R. Soares, de 73 anos, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, foi internado às pressas no Rio de Janeiro depois de testar positivo para Covid-19. A informação foi dada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Em 2020, o pastor vendeu em seu programa de TV uma água “consagrada” por ele em ritual para curar a Covid-19. No programa “SOS da Fé”, o pastor garantiu que a água possui propriedades “milagrosas” e pedia doações aos fiéis.
Conforme a reportagem do UOL da época, para comprovar a eficácia da “água consagrada”, R. R. Soares mostrava os curados por sua oração. As assistentes do programa reproduzem relatos de supostos curados pela oração, com pessoas de diversos locais do país que adquiriram a água abençoada por R.R. Soares.
De acordo com Ancelmo Gois, o missionário R. R. Soares tem tido papel importante como “conselheiro” de pessoas do governo de Jair Bolsonaro. Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo federal, afirmou que Soares era uma “figura de consulta”.