Apreensão de 25 motocicletas irregulares em São Luís: Operação Integrada combate crimes e fiscaliza veículos

apreensao-de-25-motocicletas-irregulares-em-sao-luis3A-operacao-integrada-combate-crimes-e-fiscaliza-veiculos

Operação apreende 25 motocicletas em situação irregular em São Luís

O foco foi a identificação e apreensão de veículos em situação irregular, além da repressão a crimes praticados com motocicletas sem placas ou com sinais identificadores suprimidos.

Nessa quinta-feira (20), foram apreendidas 25 motocicletas em situação irregular em São Luís. A apreensão foi realizada durante uma ação integrada para coibir a circulação de motos com sinais identificadores adulterados, suprimidos ou sem placas.

A ação, que é um desdobramento da Operação Rolezinho, foi feita pela Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Oficial, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís e o Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Desta vez, o foco foi a identificação e apreensão de veículos em situação irregular, além da repressão a crimes praticados com motocicletas sem placas ou com sinais identificadores suprimidos.

Durante a operação, as equipes atuaram em pontos estratégicos da cidade, identificando, abordando e conduzindo suspeitos até um local específico, onde as motocicletas passaram por perícia para verificação de irregularidades e adoção das medidas cabíveis.

Das 25 motocicletas apreendidas durante a operação, quatro estavam com sinais identificadores suprimidos e os condutores delas foram levados para a delegacia para os procedimentos legais. O restante foi encaminhado para o pátio da SMTT, sendo 20 por ausência de placa e uma por dispositivo anti-radar.

A adulteração de veículo automotor pode incluir remarcação de chassi, troca de placas, uso de peças adulteradas ou falsificação de documentos. A prática é considerada crime, com pena de reclusão de três a seis anos, além de multa.

Segundo a Polícia Civil, a operação teve como base um levantamento da Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, no qual foi identificado que, nos últimos quatro meses, cerca de 200 assaltos à mão armada na região foram cometidos com o uso de motocicleta sem placas na Grande São Luís, estratégia utilizada pelos criminosos para dificultar a identificação e investigação policial.

O titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, delegado Rafael Almeida, destacou que a ação busca não apenas reprimir, mas também prevenir crimes patrimoniais.

O delegado Rafael Almeida reforçou, ainda, que a ação não afeta trabalhadores que utilizam motocicletas regularmente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp