Dois homens foram presos na noite da sexta-feira (29), após a queda do avião monomotor que transportava mais de 430 quilos de cocaína em Santana do Araguaia, sudeste do Pará. Eles haviam fugido a pé pela mata após o acidente e tentavam conseguir carona cerca de 130 km da Vila Mandi, próximo à Fazenda Santa Luzia.
Os suspeitos foram identificados como Vagner Beltrami Esteves, de 42 anos, brasileiro, e Luis Vargas Hurtado, de 53 anos, natural de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Com eles, a polícia apreendeu um revólver calibre .38 com munições, três celulares, dois aparelhos de GPS, um rádio-transmissor e documentos falsos. A droga apreendida deve passar por perícia e, em seguida, ser incinerada.
Segundo a PF, os itens confirmam relatos de moradores da região, que disseram ter visto dois homens exaustos, com roupas sujas de barro, pedindo abrigo. A presença de equipamentos aeronáuticos reforça, ainda, a ligação dos suspeitos com o tráfico internacional de drogas.
De acordo com a PM, equipes da 30ª Companhia Independente e da Polícia Federal foram até o local e conseguiram localizar os suspeitos. A dupla foi encaminhada à Polícia Federal, onde deve responder por tráfico internacional de drogas.
Um avião monomotor caiu, na quinta-feira (28), em uma fazenda em Santana do Araguaia. De acordo com a Polícia Federal, duas pessoas estavam a bordo da aeronave e fugiram a pé pela mata, armadas, após o acidente. Esta é a maior apreensão de drogas do Baixo Araguaia, e um inquérito foi aberto para investigar a origem da droga.
Um teste preliminar feito pela Polícia Federal em Redenção, no sul do estado, indicou que a droga era pasta base de cocaína e que a aeronave tinha matrícula com origem boliviana. Imagens mostram o avião parcialmente danificado após a queda, enquanto a PF divulgou um vídeo mostrando a quantidade de drogas apreendidas e o teste realizado.
Em resumo, os suspeitos foram capturados após tentativa de fuga no Pará, transportando mais de 400 kg de cocaína. Eles foram encontrados em uma área de mata e agora devem responder por tráfico internacional de drogas. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal para descobrir a origem da droga e as conexões dos envolvidos com o crime.