A apreensão de drogas no Ceará teve um aumento significativo de 142% em um ano. Em 2024, mais de 10 toneladas de entorpecentes foram apreendidas, o que representa um aumento expressivo em relação ao ano anterior. Os dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do estado revelaram um crescimento nas ocorrências com apreensões de cocaína, crack e derivados da cannabis, que englobam maconha e haxixe.
Roberto Sá, secretário da Segurança Pública do Ceará, destacou que esse resultado positivo foi fruto de incentivos e investimentos na área, juntamente com o trabalho dedicado dos policiais civis e militares que atuam diariamente no combate aos crimes. O governador Elmano de Freitas também foi mencionado pelo secretário como alguém que valoriza e apoia os órgãos ligados à SSPDS, contribuindo com o aumento do efetivo policial, melhorias em equipamentos, viaturas e tecnologia.
A Região Metropolitana de Fortaleza foi a que mais registrou um aumento na apreensão de drogas em 2024, com um total de 5,74 toneladas apreendidas, em comparação com os 957,29 quilos do ano anterior, representando um aumento de 499,7%. Um dos destaques foi a apreensão de mais de duas toneladas de maconha em um galpão na cidade de Caucaia, em uma operação realizada pelo Cotam da Polícia Militar.
Na capital cearense, foram apreendidas 2,66 toneladas de drogas em 2024, um aumento de 92% em relação ao ano anterior. Já no interior do estado, na Região Sul, houve um aumento de 29,3% nas apreensões de entorpecentes. O secretário reforçou a importância da inteligência bem organizada na segurança pública, garantindo a rápida disseminação de informações e a realização de apreensões relevantes pelas Forças de Segurança.
O reconhecimento foi estendido a todos os profissionais das Forças de Segurança do Ceará e ao Governo do estado, por investirem em uma equipe que tem proporcionado uma resposta eficaz à sociedade. Com um trabalho conjunto e investimentos contínuos, a expectativa é de que a segurança pública no Ceará siga avançando e combatendo ativamente o tráfico de drogas e outros crimes. Em meio aos desafios enfrentados, a atuação das forças de segurança tem se mostrado vital para garantir a ordem e a proteção da população cearense.