Press "Enter" to skip to content

Aprenda a emitir o título de eleitor pela internet, sem sair de casa

O cidadão que não tem título de eleitor tem até o dia 04 de maio, para regularizar a situação. O serviço pode ser realizados pela Internet em alguns cliques.

Por conta da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adaptou sua plataforma online para oferecer ao cidadão esse tipo de serviço, sendo necessário somente alguns documentos e um celular com câmera.

Para os que precisam solicitar o título de eleitor pela primeira vez, devem acessar a plataforma on-line do TSE, a TítuloNet. Na página, a pessoa deve selecionar o Estado em que mora.

Na próxima tela, a pessoa deve escolher a opção “não tenho” título e forneça as informações solicitadas.

Tenha em mãos e tire uma foto dos seguintes documentos;

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, carteira profissional ou passaporte);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certificado de quitação de serviço militar (somente para homens com idade entre 18 e 45 anos que ainda não tenham título eleitoral);
  • Comprovante de pagamento de débito coma Justiça Eleitoral (para quem tiver pendências, por faltas em outras eleições, por exemplo).

A plataforma também irá solicitar para o eleitor, uma selfie segurando, ao lado do rosto, o documento oficial com a foto visível.

Após o cadastro, a pessoa pode acompanhar a tramitação do pedido pela internet, neste link. Será necessário colocar o número do protocolo informado pelo sistema na etapa de solicitação.

O TSE também criou um vídeo, explicando e ensinando o processo de emissão da primeira via do título de eleitor.

Vale lembrar que no Brasil o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos. A participação é facultativa para jovens entre 16 e 17 anos, idosos a partir de 70 anos e analfabetos.