Aprenda qual a quantidade ideal de carboidratos que precisamos

Carboidratos são compostos alimentares presentes em uma série de alimentos considerados não muito saudáveis, mas também encontrados nos saudáveis.

Grãos de modo geral, leite, batata, bolos, biscoitos, massas e tortas são alimentos ricos em carboidratos.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Os carboidratos podem ser apresentados em três formas: açúcar, amido e fibra.

LEIA TAMBÉM

• Caiado vai a Brasília garantir área para Hospital Estadual do Câncer• Metade das crianças goianas está com esquema vacinal incompleto• Tem mais de 40 anos? Liberada quarta dose contra Covid, nesta terça, 21

O Açúcar é encontrado naturalmente em frutas, vegetais e leite. Ele frequentemente adicionado ao preparo de alimentos doces industrializados, como biscoitos e afins.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa adulta deve consumir no máximo 50 gramas de açúcar por dia. Para se ter noção apenas uma lata de refrigerante contém cerca de 40 gramas de açúcar, então você já deve imaginar que, na verdade, consumimos bem mais do que a quantidade recomendada.

O Amido, encontramos na Batata e no milho, dois alimentos naturalmente ricos na substancia, que também pode ser encontrado em grãos como feijão, ervilha e lentilha.

A Fibra é um dos itens responsáveis pelo funcionamento intestinal e pela sensação de saciedade. Ela pode ser encontrada em vegetais, frutas, castanhas, grãos integrais e cereais.

Existem os carboidratos simples e complexos.

Os carboidratos simples são aqueles produzidos à base de um ou dois tipos de açúcares. Como têm uma estrutura química simples, assim que você os consome, seu corpo os processa rapidamente e faz tudo virar energia. Isso significa que esse tipo de alimento se transforma em açúcar, é absorvido rapidamente e, por causa disso, vai deixar você com fome mais cedo.

Já os carboidratos complexos são formados por estruturas químicas mais elaboradas, combinando pelo menos três tipos de açúcares. Dessa forma são digeridos mais lentamente pelo nosso corpo, impactando bem menos os níveis de açúcar na corrente sanguínea e nos dando uma sensação de saciedade que dura mais tempo.

Esses carboidratos deixam o corpo com a sensação de energia em alta. São encontrados em alimentos integrais, cereais, vegetais e grãos.

A necessidade diária do quanto de carboidratos devem ser consumidos depende do estilo de vida de cada pessoa, e você pode descobrir a quantidade ideal para você com a ajuda de um nutricionista.

A recomendação média segundo as Orientações Dietéticas para Americanos é de que adultos tenham entre 45% e 65% de sua dieta diária formada por carboidratos.

Mulheres devem consumir 25 gramas de fibras por dia, enquanto os homens devem consumir 38 gramas desse mesmo tipo de carboidrato, para uma dieta saudável. Como sabemos que fibras estão em frutas, grãos e alimentos integrais, facilmente deduzimos que pessoas que não consomem esses três itens regularmente estão possivelmente ingerindo maiores quantidades de carboidratos ruins.

Isso é acaba sendo um problema já que as fibras são consideradas os carboidratos mais saudáveis e que mais trazem benefícios de curto e longo prazo.

Quando seu intestino funciona bem e regularmente, você absorve nutrientes do jeito certo, a pele fica melhor e você se mantém longe do pesadelo vivido por pessoas que sofrem com prisão de ventre. Há estudos indicando que uma dieta rica em fibras reduz os riscos de o paciente desenvolver doenças de coração, obesidade e diabetes.

Tags: