Apresentação de quadrilha profissional e corrida de rua marcam 4ª edição do Centraliza

A Prefeitura de Goiânia realiza, no próximo domingo, 30, a partir das 7 horas, na Avenida Goiás, a 4ª edição do Programa Centraliza. O evento contará com Corrida do Empreendedor, apresentação de quadrilha profissional, espaço para brincadeiras infantis e espetáculo teatral.

A Corrida do Empreendedor é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). O percurso conta com um trajeto de 5 quilômetros e está marcado para iniciar às 7h30, seguido da corrida kids, para crianças e adolescentes entre 2 e 14 anos de idade, às 8h. Todos aqueles que cruzarem a linha de chegada terão direito a medalha personalizada, e os cinco primeiros nas categorias feminino e masculino receberão troféus.

Os kits, contendo camiseta, chip, número de peito e brindes promocionais, devem ser retirados um dia antes, no sábado, 29, entre às 12h e 20h, no Costa Atacadão, no Shopping da Estação, também no Centro. O evento conta com o apoio de empresas parceiras, como a Bee Sports, a Thato, o Colégio Prevest, o Instituto Goiano de Pesquisa e Didática Profissional (IGPDP), Costa Atacadão, AAPROVEL, Casa do Trabalhador e a Faculdade Delta, responsáveis pelo patrocínio dos Kits Corrida.

“Trazer o goianiense de volta a essa região tão emblemática é contribuir para o resgate do orgulho de quem vive e mora no Centro, um bairro tão tradicional e um verdadeiro museu a céu aberto que precisa e deve ser explorado por meio de ações como esta do Centraliza. Um Centro vivo para todos é nosso maior objetivo”, explica o prefeito Rogério.

Outra grande atração é a apresentação da quadrilha profissional Alavantú, que promete um espetáculo riquíssimo em cultura e tradição, marcado para iniciar às 10h. Além disso, uma feira com artigos multiétnicos, de decoração, moda, artesanato e comidas funcionará ao longo de todo o evento, até às 13h.

Um espaço dedicado a brincadeiras infantis, com tênis de mesa e pebolim também estarão à disposição da criançada durante toda a manhã. Vale lembrar que a via permanecerá fechada até às 18h para todos que quiserem aproveitar o espaço para curtir um domingo em família e/ou com amigos.

Como extensão do Centraliza na Avenida Goiás, no Teatro Carlos Moreira, localizado na Rua do Lazer, o espetáculo “Emília em: Um Plano para Salvar o Planeta” será encenado em duas sessões. A primeira marcada para às 9h30 e a segunda às 10h30. A entrada para o evento é 1kg de alimento não perecível, mas as vagas são limitadas e os ingressos devem ser reservados com antecedência pelo WhatsApp (62) 99411-2195.

Sobre o Centraliza

O Centraliza é um programa da Prefeitura de Goiânia, que tem como principal objetivo a requalificação do Centro da capital com foco em sete eixos temáticos: habitação e atividades econômicas; segurança pública; infraestrutura, mobiliário urbano e preservação; mobilidade urbana; meio ambiente; cultura e esporte; lazer, bem-estar e turismo.

Entre as ações previstas para o Setor Central estão a revitalização de imóveis históricos, benefícios fiscais em Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para imóveis comerciais e residenciais da região, bem como redução do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os negócios que se enquadrem em potencialidades econômicas. Além disso, também constam ações que já foram e/ou estão sendo executadas, como o REFIS realizado no Mercado da Rua 3, entre outubro e dezembro de 2023, recapeamento asfáltico, modernização dos pontos de ônibus, troca de mais de 51% da iluminação pública do setor, retirada dos fios mortos, por meio do Programa Cidade Segura, e ações de esporte, cultura e lazer.

“Foram meses de muito trabalho e estudos da nossa equipe para conseguir viabilizar benefícios fiscais para fortalecer o comércio e atrair novos negócios, a fim de valorizar a região. Trata-se de um projeto geral, bem completo e, por isso, precisamos que a população abrace o programa.”, defende o titular da Sefin, Vinicius Henrique Alves.

Confira a programação:

  • 7h – Abertura;
  • 7h30 – Corrida do Empreendedor;
  • 8h – Corrida Kids;
  • 8h30 – Premiação;
  • 9h30 – 1ª sessão do espetáculo “Emília em: Um Plano para Salvar o Planeta”, no Teatro Carlos Moreira;
  • 10h – Apresentação da Quadrilha Alavantú;
  • 10h30 – 2ª sessão do espetáculo “Emília em: Um Plano para Salvar o Planeta”, no Teatro Carlos Moreira;

Ao longo de toda a manhã:

Feira multiétnica + brincadeiras para as crianças

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp