Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, o presidente Jair Bolsonaro tem agora a melhor aprovação de todo o seu mandato. Os índices que consideram o governo como ótimo ou bom subiram de 32 para 37%, de junho até agosto.
Um dos fatores seria o Auxílio Emergencial. Apesar de críticas fortes recebidas na semana em que o Brasil completou 100 mil mortos pela Covid, a maneira como o presidente lidou com a economia durante a pandemia parece ter agradado.
Durante este período, muitos brasileiros ficaram desempregados e sem renda fixa. O governo federal já desembolsou cerca de 275 bilhões de reais em medidas de combate ao vírus e alívio dos reflexos na economia, segundo o Siga Brasil.
Entre as regiões do país, o maior crescimento foi registrado no nordeste. Bolsonaro tem feito muitas visitas na região e inaugurou, no final de junho, um novo trecho da obra de transposição do Rio São Francisco. Esses fatores podem ter sido determinantes para o ganho de popularidade.
Na região, de acordo com o levantamento, a rejeição do presidente caiu de 52% para 35%. Em contrapartida, a avaliação positiva subiu de 27% para 33%.