Saiba como ver o “alinhamento dos planetas” nesta sexta-feira. Outro só em 2040
Os planetas do Sistema Solar — Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio — vão se alinhar em um “desfile planetário” raro. Os apaixonados pela observação do céu poderão aproveitar um evento astronômico raro nesta sexta-feira (28/2), quando todos os planetas do Sistema Solar — Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio — vão se alinhar em forma de arco. O fenômeno poderá ser visto a olho nu, caso não haja nuvens e outros obstáculos.
Quem perder esse “desfile planetário“, como o fenômeno é conhecido, terá que esperar 15 anos pelo próximo alinhamento entre sete planetas, que só voltará a se repetir em 2040.
O processo de alinhamento já vem sendo formado desde janeiro, mas vai atingir o seu auge nesta sexta, com a chegada de Mercúrio à mesma linha de visada dos demais planetas. O alinhamento está relacionado com a velocidade com que os astros giram em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva um ano (365 dias) para completar uma volta, enquanto Júpiter leva 12.
Para observar o alinhamento dos planetas não são necessários equipamentos, como lunetas ou binóculos – embora eles facilitem. Conforme os estudiosos e entusiastas do assunto basta procurar um lugar que o horizonte oeste esteja desimpedido, sem prédios e árvores, que não tenha morros e em uma noite limpa, sem nuvens. Alguns planetas como Mercúrio são de difícil visualização sem equipamentos, no entanto, a recomendação é o uso de algum programa tipo planetário, que reproduzem o céu para qualquer horário e local. Alguns dos programas são gratuitos e podem ser instalados como aplicativo de celular ou no computador.
No Brasil, o alinhamento poderá ser observado em várias partes do país, logo após o pôr do sol, por volta das 19h45 (horário de Brasília). A visibilidade será melhor em regiões com céu limpo e horizonte desobstruído.