APS conclui dragagem no Porto de Santos para aprofundar canal e ampliar capacidade logística

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A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu em setembro os serviços de dragagem no Porto de Santos, no litoral paulista, após dois meses de trabalho. A ação removeu sedimentos e manteve a profundidade de 15 metros no canal de navegação, entre a região da Alemoa e a Barra, na Ponta da Praia. A ação também contemplou os berços de atracação. O serviço foi realizado pela Van Oord, responsável pelo desassoreamento da área navegável do porto. O acordo com a APS tem valor de R$ 290,6 milhões e vigência até dezembro de 2025.

De acordo com o presidente da APS, Anderson Pomini, a manutenção contribui para o andamento do projeto de aprofundamento do canal, que não é realizado há 13 anos e visa ampliar a capacidade do complexo portuário. Segundo a APS, o acúmulo de sedimentos pode reduzir a profundidade do canal e dificultar a passagem de grandes navios. Todo o material dragado é descartado no Polígono de Disposição Oceânica (PDO), localizado a cerca de 12 km da entrada do porto. A abertura de caminho seguro para atingir os 16 e, posteriormente, os 17 metros de profundidade, trará tranquilidade definitiva para receber, a qualquer hora do dia ou da noite, os maiores navios do mundo, afirmou Pomini.

A APS informou que a dragagem para 16 metros é um passo inicial. Em futuras concessões, há previsão de novos investimentos que podem levar o canal a atingir 17 metros, ampliando ainda mais o potencial logístico do cais santista. O aprofundamento do canal está previsto para ocorrer ao longo dos 24,6 quilômetros de extensão do canal do porto. Recentemente, uma comitiva do Congresso Nacional realizou uma visita técnica no Porto de Santos. O cais santista servirá de modelo para atualização da nova lei dos portos.

A dragagem no Porto de Santos visa garantir a profundidade necessária para a operação eficiente de grandes navios, melhorando a logística de um dos principais complexos portuários do país. Com a conclusão dos serviços, a esperança é que o canal de navegação alcance os 17 metros de profundidade, tornando-o ainda mais competitivo no cenário internacional. O investimento na infraestrutura portuária é fundamental para o desenvolvimento econômico e a movimentação de cargas de forma ágil e segura. A APS continua trabalhando para aprimorar as condições de navegação no Porto de Santos e garantir sua relevância no mercado marítimo global.

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