Ar frio de origem polar deve derrubar temperaturas nesta semana, em Goiás

Inverno chega nesta quarta-feira, 21, marcado por efeitos do El Niño

Os últimos dias de agosto prometem ser temperaturas mais amenas e tempo seco em todo o estado de Goiás. A previsão é de que a partir desta terça-feira, 30, os termômetros registrem mínimas com até três graus abaixo do habitual. A queda de temperatura é causada pelo avanço de um ar frio de origem polar pelo Brasil. O impacto será mais significativo nas regiões Sudoeste, Centro e Leste de Goiás, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Mapa de previsão do tempo em Goiás. (Foto: Divulgação / Cimehgo)

“Aqui em Goiânia vai baixar um grau. Na região Leste do estado vai baixar uns dois, três graus. Mas nada que cause um alerta”, explicou o gerente Cimehgo, André Amorim.

Apesar do alívio em relação às temperaturas, o ar frio não deve interferir na umidade relativa do ar, que em diversos municípios, permanece em nível de alerta, com índice abaixo de 20%.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece esse patamar quando o índice fica entre 12 e 20% e abaixo dele estado de emergência. A redução de vapor d’água na atmosfera exige mais cuidados com a saúde, como evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas e utilização de soro fisiológico para olhos e narinas.

Previsão de temperaturas para alguns municípios para esta terça-feira, 30:

  • Goiânia: 16ºC
  • Rio Verde: 14ºC
  • Morrinhos: 15ºC
  • Ouvidor: 14ºC
  • Jataí: 13ºC
  • Itumbiara: 18ºC
  • Catalão: 15ºC
  • Anápolis: 16ºC
  • Cristalina: 15ºC
  • Luziânia: 17ºC
  • Goianésia: 18ºC
  • Chapadão do Céu: 13ºC
  • Porangatu: 19,0ºC

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos