ArborizaGyn: Goiânia promete plantar 50 mil árvores em ação histórica

O ArborizaGyn acontecerá na próxima sexta-feira (19) em três parques da Capital.

Acontece na próxima sexta-feira (19), o ArborizaGyn,  uma ação ambiental histórica promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), em parceria com Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). O objetivo da ação é fazer o plantio simultâneo de 50 mil mudas de árvores nativas do Cerrado em apenas 30 minutos.

Os plantios das mudas será realizados a partir das 09h no Residencial Três Marias, no Parque Macambira e no Parque Cascavel. Segundo o presidente da Comurg, Alex Gama, o projeto visa tornar a cidade de Goiânia, a mais arborizada do mundo.

“Arborizar a cidade é uma questão de saúde pública, pois melhora a qualidade de vida dos guianenses. Queremos chamar atenção para a importância de cuidar do meio ambiente, mesmo morando em grandes centros urbanos”, comenta Alex.

Entretanto, outro ponto importante dito por Alex, é que “fazendo o plantio de todas as mudas programadas, iremos atingir a marca de maior número de mudas plantadas e, com isso, iremos entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book”.

O prefeito Rogério Cruz lembra que a arborização urbana desempenha importante função na cidade, relacionada diretamente à saúde dos munícipes. “A cidade arborizada traz muitos benefícios, proporciona bem-estar físico e mental, traz sombra, ameniza a temperatura, aumenta a umidade, enfim, melhora a qualidade de vida dos guianenses”, conta.

Já o presidente da Comurg, Alex Gama, acredita que este movimento será o maior já feito pela Prefeitura.

“Queremos alcançar a marca surpreendente de plantio de 1 milhão de mudas e contamos com participação de todos os moradores e também daqueles que moram em cidades vizinhas, mas trabalham aqui na capital”, diz. 

ArborizaGyn aberto para o público

O ArborizaGyn acontecerá no Parque Macambira com plantio de 33,9 mil mudas, na Alameda Andrelino de Morais, 257-465, Setor Faiçalville; no Parque Cascavel com plantio de 7,6 mil mudas, na Rua do Parque, 135 – Jardim Atlântico e no Parque Três Marias com plantio de 8,5 mil mudas, na Rua MMM-1, Residencial Três Marias.

Os interessados em participar da ação devem se inscrever pelo WhatsApp da Comurg, no número (62) 98596-8555. No momento do preenchimento do cadastro, é necessário indicar em qual parque deseja participar do plantio.

O presidente Alex Gama espera que a ação se replique e que os moradores possam contribuir ampliando a área verde da cidade em outros bairros.  “Nós convidamos todos os moradores a se envolver nesse grande gesto, que é plantar uma árvore”, diz.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp