Arcebispo de MG é vítima de golpe: vídeo falso pede dinheiro para tratamento de criança doente. Medidas legais tomadas pela Arquidiocese.

arcebispo-de-mg-e-vitima-de-golpe3A-video-falso-pede-dinheiro-para-tratamento-de-crianca-doente.-medidas-legais-tomadas-pela-arquidiocese

Vídeo falso feito por IA usa imagem de Arcebispo de MG para pedir dinheiro para tratamento de criança doente

Arquidiocese de Pouso Alegre classificou o episódio como “violação dos direitos de personalidade e um desrespeito à dignidade do nosso bispo” e fez boletim de ocorrência com pedido para tirar a página do ar. Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, foi alvo de uma montagem em vídeo que circula nas redes sociais, onde aparece pedindo contribuições para o tratamento de uma criança debilitada.

A Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) alertou para o vídeo falso que tem como protagonista o arcebispo metropolitano, Dom José Luiz Majella Delgado, solicitando doações para auxiliar na saúde de uma criança em tratamento. Segundo a instituição, a falsa gravação feita por meio de Inteligência Artificial mostra o arcebispo paramentado de vermelho, cuja voz não é a dele, em frente ao que parece ser o túmulo dos apóstolos em Roma.

A nota divulgada pela Arquidiocese pede que o público não compartilhe o vídeo fraudulento e alerta para a propagação de informações falsas. A instituição lamentou o ocorrido e informou que medidas legais estão sendo tomadas para resolver o problema. O vídeo em questão foi identificado pela Arquidiocese por volta das 17h de terça-feira e é considerado uma violação aos direitos de personalidade e desrespeito à dignidade do arcebispo.

O montagem feita por IA colocando o arcebispo de Pouso Alegre como solicitante de doações para o tratamento de uma criança doente foi objeto de boletim de ocorrência registrado pelo jurídico da Arquidiocese. O objetivo é que o conteúdo seja removido e a página responsável pelo vídeo seja derrubada. Segundo a Polícia Civil, a publicação já havia alcançado 1,1 mil visualizações até a noite, mas não oferece mecanismos para o envio de auxílio financeiro, minimizando a possibilidade de vítimas.

Este é o primeiro incidente em que a Arquidiocese de Pouso Alegre se torna vítima de golpes fraudulentos envolvendo a imagem de suas autoridades. A instituição reforça a importância de confirmar a veracidade das informações compartilhadas e evita-se disseminar conteúdos duvidosos nas redes sociais e na mídia em geral. Confira mais notícias da região no Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp