Areninha invadida por areia preocupa moradores na Praia do Futuro, em Fortaleza

areninha-invadida-por-areia-preocupa-moradores-na-praia-do-futuro2C-em-fortaleza

Areia invade espaço de areninha na Praia do Futuro, em Fortaleza

Moradores reclamam de manutenção precária do equipamento, com ausência de grades e falhas na iluminação noturna. O equipamento foi inaugurado em 2016.

O espaço que já foi campo de futebol agora se assemelha a uma duna. A areia da praia invadiu e formou pequenas elevações, que chegam perto do gol. Os frequentadores denunciam a falta de manutenção da Areninha Gildo Fernandes de Oliveira, na orla da Praia do Futuro, em Fortaleza.

O cenário atual é de abandono: traves enferrujadas e sem rede, ausência das grades de proteção, campo tomado pela areia e iluminação precária durante a noite.

Conforme moradores ouvidos pela TV Verdes Mares, as condições do equipamento público têm dificultado a prática de esportes.

A areninha está situada entre o mar e o calçadão da Praia do Futuro, na avenida Clóvis Arrais Maia. Ela foi inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza em dezembro de 2016, com investimento da Secretaria Municipal de Turismo.

A situação contrasta com imagens do mesmo lugar em 2017, no primeiro ano após a inauguração. A areninha tinha grama verde para a prática de futebol, era rodeada por grades de proteção e tinha refletores para auxiliar na iluminação noturna.

O equipamento foi construído no bairro Vicente Pinzón e recebe projetos sociais voltados para jovens do próprio bairro e das comunidades do Serviluz.

Por conta da invasão da areia da praia, os jovens estão utilizando praticamente um terço do campo e tentam fazer, por conta própria, a limpeza do local, conforme os frequentadores.

O espaço fica próximo a uma área com bancos de areia e barracas abandonadas. Antes de 2016, o terreno era coberto por areia e vegetação rasteira.

Em resposta à reportagem da TV Verdes Mares, a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informou que havia enviado, nesta quarta-feira (21), uma equipe técnica para iniciar a manutenção do local.

A Secretaria Regional 2, que tem atuação sobre os equipamentos do bairro Vicente Pinzón, informou que enviou equipe técnica para levantamento dos serviços necessários para realizar o reparo da areninha.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp