Press "Enter" to skip to content

Argentina: Cocaína que matou 20 pessoas continha anestésico para elefantes

Última atualização 12/02/2022 | 12:11

Especialistas argentinos descobriram que a substância misturada à cocaína que matou 24 pessoas na semana passada na região metropolitana de Buenos Aires, trata-se de carfentanil, um entorpecente de uso veterinário que é utilizado para anestesiar animais de grande porte, como elefantes.

Inicialmente, a suspeita era de que houvesse sido usado o fentanil, um dos entorpecentes que têm causado uma epidemia de overdoses nos Estados Unidos. O carfentanil, contudo, é cerca de 100 vezes mais potente, de acordo com a DEA, a agência de combate às drogas do país norte-americano.

Além das 24 mortes, cerca de 200 pessoas teriam sido intoxicadas e algumas dezenas foram internadas com sintomas graves de insuficiência respiratória.

Segundo a polícia argentina, o traficante paraguaio Joaquín Aquino, conhecido como “El Paisa”, seria o responsável pela distribuição da cocaína modificada. Ele foi preso e teve uma ordem de expulsão permanente do país emitida. Outras 12 pessoas que teriam se envolvido na venda da droga adulterada também foram presas.