Argentina registra terremoto 6,0 de magnitude; não há vítimas

A Argentina foi abalada por um terremoto de magnitude 6,0 que sacudiu o noroeste do país, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos significativos.

O evento sísmico ocorreu às 07h01, horário local e de Brasília, a uma profundidade impressionante de 247 quilômetros, conforme informado pelo USGS. Antes disso, um pequeno tremor de magnitude 4,4 ocorreu a uma profundidade de 210 km, às 03h27.

O epicentro deste abalo foi a aproximadamente 57 km de Abra Pampa e a 96 km de Humahuaca, duas pequenas cidades localizadas na província de Jujuy, próximo à fronteira com o Chile e a Bolívia. No entanto, o Instituto Nacional Argentino de Prevenção Sísmica registrou a magnitude ligeiramente menor de 5,7.

As autoridades locais estão monitorando de perto a situação e mantêm uma vigilância constante para garantir a segurança dos residentes na região afetada. Não há relatos imediatos de danos materiais ou ferimentos, mas as equipes de resposta a emergências permanecem em estado de alerta.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp