Arthur Lira se despede da presidência da Câmara com emoção

Fim da gestão de Lira tem até choro em plenário

Presidente da Câmara deixa o comando da Casa no próximo ano legislativo, quando os parlamentares devem escolher novo sucessor

A Câmara dos Deputados [https://www.metropoles.com/tag/camara-dos-deputados] finalizou, nesta quinta-feira (19/12), a votação do pacote de revisão de gastos públicos [https://www.metropoles.com/brasil/camara-desidrata-pacote-de-corte-de-gastos-veja-pontos-alterados], enviado pela equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) [https://www.metropoles.com/tag/lula].

Diante da comemoração dos parlamentares, em especial da base governista, pela aprovação dos projetos, os deputados realizaram uma série de homenagens ao presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP-AL) [https://www.metropoles.com/tag/arthur-lira].

Lira deixa o comando da Câmara dos Deputados em 2025, quando os deputados devem escolher o sucessor do líder alagoano. Entre os principais candidatos para o cargo estão o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB) [https://www.metropoles.com/tag/hugo-motta], e vice-líder do governo, Pastor Henrique Vieira (PSol-RJ).

Hugo Motta, principal nome para suceder Arthur Lira, também se despediu do presidente Lira e ressaltou o trabalho feito por ele.

“O seu trabalho, a sua firmeza, o seu objetivo sempre de construir consensos, de procurar ter o interesse do povo brasileiro sempre à frente de qualquer interesse momentâneo, partidário, de um lado ou do outro, procurou sempre honrar a confiança que nós parlamentares depositamos em vossa excelência por duas vezes”, enfatizou Hugo.

A deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) chegou, inclusive, a se emocionar no plenário da Câmara dos Deputados e agradeceu Lira pelo apoio dado ao agronegócio durante todo o tempo em que ele esteve à frente da Casa.

“Presidente Arthur, fala aqui como cidadã brasileira, como cidadã goiana, e me emociono. Eu nem estava aqui, mas fiz questão de voltar por toda a entrega, por toda, às vezes, até a armadura que o senhor tem que pôr para estar nessa cadeira”, disse a deputada.

“E a gente entende tudo isso. E eu quero aqui, em nome desse time que está aí com você, em nome do Lucas, e todos esses que fizeram parte contigo, e todas essas pessoas, e eu como mãe, como mulher, sei o quanto que o senhor deve ter abdicado da sua família para estar aqui representando o povo brasileiro, representando todo o agro que eu represento, que o senhor nunca se absteve em nenhum momento de estar junto com a gente”, completou Marussa, emocionada.

Lira agradeceu ao posicionamento de todos os deputados e destacou que terá outras oportunidades até o fim de sua presidência na Casa, prevista para encerrar em 3 de fevereiro, para conversar com os colegas da Câmara.

Arthur Lira teve um mandato marcado com embates com o governo federal e também com o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente da Câmara não escondeu o descontentamento por diferentes medidas adotadas pelo Palácio do Planalto e chegou a enfrentar a Suprema Corte ao avançar com pautas para limitar os poderes dos ministros, diante da suspensão das emendas parlamentares.

As emendas, vale destacar, foram uma das principais defesas da gestão de Lira.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram [https://t.me/metropolesurgente].

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Coach Felipe Francisco, dono de clínicas de luxo, é liberado da prisão: entenda o caso

O coach Felipe Francisco, conhecido por ser dono de clínicas de luxo em Santa Catarina, finalmente saiu da prisão no Natal. Ele havia sido preso em setembro por prescrever e vender medicamentos adulterados, além de exercer ilegalmente a profissão na área da saúde. Após passar aproximadamente três meses na prisão, Felipe Francisco foi liberado no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, e agora está em prisão domiciliar.

Sua detenção em setembro deste ano foi resultado de uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, onde ele já havia sido condenado em 2019. Mesmo cumprindo prisão domiciliar anteriormente por conta dessa condenação, o coach voltou ao sistema prisional devido a novas acusações relacionadas aos mesmos crimes. O juiz responsável pela decisão justificou que a condenação anterior não teve o efeito esperado, pois Felipe Francisco foi preso novamente.

Após três meses na prisão, a defesa de Felipe solicitou mais uma vez que ele cumprisse a prisão domiciliar. Alegam que a decisão de mantê-lo preso foi um equívoco por parte do Juízo da Vara de Ponta Grossa. O coach permanece em prisão domiciliar enquanto aguarda o desenrolar do processo.

Para mais detalhes sobre a história de Felipe Francisco e sua prisão, confira a matéria completa no portal NSC Total, parceiro do Metrópoles. A notícia da sua libertação no Natal tem repercutido nas redes sociais e entre os veículos de comunicação. É importante acompanhar de perto os desdobramentos desse caso e as próximas etapas do processo legal.

Fique por dentro de todas as notícias sobre esse e outros casos acompanhando o canal de notícias do Metrópoles no Telegram. Receba atualizações em tempo real sobre os acontecimentos mais recentes e não perca nenhum detalhe relevante. Acompanhe as últimas notícias do coach Felipe Francisco e fique informado sobre todos os desdobramentos do caso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp