Artista com nanismo contratado por Yamal defende atleta após denúncia da ADEE: “Nos deixem trabalhar em paz”

artista-com-nanismo-contratado-por-yamal-defende-atleta-apos-denuncia-da-adee3A-22nos-deixem-trabalhar-em-paz22

Artista com nanismo contratado por Yamal defende atleta após denúncia: “Nos deixem trabalhar em paz”

Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas (ADEE) denuncia craque do Barcelona por “espetáculo que use pessoas com deficiência para provocar ridicularização”.

Lamine Yamal completou 18 anos e causou polêmica ao contratar pessoas com nanismo para a festa de aniversário. A Associação de Pessoas com Acondroplasia e Outras Displasias Esqueléticas com Nanismo (ADEE) criticou a ação, classificando-a como “espetáculo que use pessoas com deficiência para provocar ridicularização”. No entanto, um dos artistas envolvidos saiu em defesa do jogador do Barcelona.

O contratado por Yamal afirmou: “Ninguém nos faltou ao respeito, nos deixem trabalhar em paz. Somos pessoas normais que fazem o que querem, de forma absolutamente legal. Em nenhum momento humilharam as pessoas com nanismo. Há alguns anos que estas pessoas (ADEE) nos prejudicam, querem proibir um trabalho de que gostamos e em nenhum caso ofereceram trabalho ou cursos às pessoas afetadas”.

Yamal completou 18 anos mirando sua participação na Copa do Mundo e na Champions, enquanto o Barcelona se reapresentou. A presença de pessoas com nanismo na festa do jogador levantou questões legais, já que a lei espanhola dos Direitos das Pessoas com Deficiência proíbe expressamente “espetáculos ou atividades recreativas em que se use pessoas com deficiência para provocar a piada ou o escárnio de modo contrário ao respeito devido à dignidade humana”.

A ADEE condenou publicamente a contratação de pessoas com nanismo para a festa de aniversário de Yamal e anunciou que tomará ações legais e sociais para salvaguardar a dignidade dessas pessoas. A presidente da associação, Carolina Puente, ressaltou a gravidade da situação, principalmente devido à projeção pública de Yamal, podendo acarretar em sérias consequências financeiras para o jogador se for condenado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp