Press "Enter" to skip to content

Artista de efeitos visuais faz denúncia sobre a Marvel: “ataques de ansiedade”

Última atualização 27/07/2022 | 13:07

Um artista de efeitos visuais, que preferiu não se identificar, escreveu um artigo para o portal Vulture a respeito da Marvel Studios. Em seu texto, ele relata incontáveis práticas abusivas da empresa multimilionária, com vinculação à Disney, reforçando que muitos colegas tiveram crises de ansiedade durante os trabalhos.

Os efeitos visuais da Marvel

Recentemente, fãs da Marvel vêm se manifestando sobre a queda de qualidade nos efeitos visuais da Marvel. Isso chegou ao ápice após o primeiro trailer de “Mulher-Hulk”, mas o recente lançamento “Thor: Amor e Trovão” também recebeu críticas nesse sentido.

A carta aberta de um artista de efeitos visuais ajuda a explicar esse fenômeno. “Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que o necessário. Enquanto eu costumo trabalhar em equipes de dez artistas em filmes de outros estúdios, nos da Marvel são duas pessoas, incluindo eu”, diz.

O profissional relata que muitos de seus colegas tinham crises de ansiedade e caíam no choro por conta das exigências da Marvel. Entre as práticas abusivas, ele conta que a empresa frequentemente pede para que os artistas alterem todo o terceiro ato de um filme, a dois meses da data de lançamento.

Além disso, aqueles que não conseguem acompanhar a agenda abusiva do estúdio tendem a ficar marcados negativamente na indústria, perdendo a chance de voltar a trabalhar em um projeto da Marvel.

Para completar, a Disney costuma pagar menos para esses trabalhadores, contraditoriamente fazendo-os trabalhar mais. Muitos aceitam essas condições simplesmente por ser “legal” participar de uma obra de super-heróis.

O artista de efeitos visuais ainda complementa com outras declarações, explicando que a Marvel contrata diretores sem experiência em CGI. Isso significa que eles têm mais dificuldades em visualizar uma imagem antes de sua finalização, exigindo que os artistas coloquem uma cena em maior qualidade antes mesmo de fazer a parte mais básica.

A ausência de diretores de fotografia na pós-produção também contribui para que o resultado final fique estranho, visualmente falando. Por fim, o artista finaliza que alguns dos problemas relatados são comuns em toda a indústria. Porém, ninguém possui o “poder de bullying” da Marvel.