Press "Enter" to skip to content

Artista goiano expõe trabalhos na Itália e ganha reconhecimento internacional

Última atualização 27/09/2022 | 17:55

Um artista goiano está fazendo sucesso no cenário internacional. Trata-se de Felipe Machado, de 31 anos, natural de Goiânia. Mais conhecido como “El Gatito”, ele participou de uma exibição em solo italiano e tem na sua agenda um outro compromisso futuro nos Estados Unidos.

Sucesso de um artista goiano

A exposição que o artista Felipe Machado participou neste mês se chama “Recordum a message to the next generation”, de forma paralela à Bienal de Veneza, na Itália. No total, cerca de 40 artistas de todo o globo exibiram seus trabalhos, com um goiano entre eles.

“Fico feliz em saber que tem gente do outro lado do mundo prestando atenção em coisas que estão rolando aqui em Goiânia, no Brasil. Hoje em dia, a gente consegue através da Internet mostrar nosso trabalho para muita gente”, declara Felipe ao DE.

El Gatito começou a sua trajetória artística quando criança. Naquela época, era comum que ele fizesse desenhos em cadernos, livros e até mesmo em provas do colégio. Na infância, ainda chegou a elaborar uma história em quadrinhos junto a outros dois amigos.

Quando veio a pandemia da Covid-19, Felipe percebeu que poderia seguir aquela carreira de forma profissional. Até aquele momento, nenhuma de suas criações tinha vinculação a aspectos comerciais. Foi então que surgiu a ideia de transformar aquela atividade que ele amava em um trabalho. Assim, tomou forma o artista El Gatito.

Esse pseudônimo, inclusive, surgiu como uma forma de expressão da sua própria maneira de enxergar o mundo. Com inspiração na arte de Keith Haring, El Gatito já vendeu 128 obras, incluindo telas, paredes, murais, estampas e ilustrações para marcas. O auge chegou quando participou do evento em Veneza.

“A sensação é muito boa, viajar fazendo o que você curte é muito bom. Fui pensando em me divertir e ver coisa nova, ver gente que cria outras coisas muito boas e de lugares diferentes do mundo. Essa troca é muito boa”, completa o artista goiano.

A próxima parada é o Art Basel Miami, em dezembro. Além disso, Felipe almeja diversas novidades a partir do ano que vem. Confira mais sobre o trabalho dele por aqui.